x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.450

CONTRANOTA PARA NFA-E SERIE 890

ROBERTO JUNIO CUNHA QUINTANS

Roberto Junio Cunha Quintans

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2019 | 17:08

Boa tarde! pesquisando aqui no grupo sobre NFA-E ver muitos tópicos relacionados, mas antigos sem embasamentos legais, gostaria de saber se alguém sabe me explicar se posso fazer uma nota fiscal de entrada, para NFA-e serie 890. A empresa no qual eu trabalho e uma industria e recebemos produtos de produtores rurais e não estamos escriturando as NFA-E, estamos fazendo nota fiscal de entrada apenas, esse procedimento e o correto. pois pesquisei no RICMS/DF e no sefaz do meu estado mas ainda estou aguardando resposta.Segue as duvidas:
1)       O contribuinte adquirente da mercadoria (Cooperativa) deverá escriturar, em seu livro Registro de
Entradas, somente o documento fiscal por ele emitido (relativo à entrada da mercadoria
em seu estabelecimento) e não a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) emitida pelo
produtor rural?

 
2)       Caso contrário, indagamos qual das Notas Fiscais deve escriturar em seu livro
Registro de Entradas e, sendo necessário escriturar ambas, qual CFOP deve utilizar
na Nota Fiscal de Entrada para não caracterizar entrada em duplicidade?

Juliano Marcal

Juliano Marcal

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2020 | 09:04

Olá Roberto,

Em qual estado você está? Pelo que li deu a entender que está no Distrito Federal, é isso mesmo? Temos que olhar a legislação de seu estado pois apesar da obrigatoriedade da Contra Nota ser comum para a maioria dos estados, as regras sobre a escrituração variam bastante.

Fizemos um artigo sobre a Contra Nota Produtor Rural que pode ajuda-lo:
Como emitir contra nota produtor rural? Aprenda aqui!

Não esqueça também de verificar sobre o recolhimento do Funrural, que deve ser destacado na contra nota:
O que é Funrural? Saiba como calcular e quais as alíquotas

Atenciosamente,

Juliano Marçal
Analista de Sistemas
Sygma Sistemas e Consultoria

'Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo"



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.