Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.079

Estrutura do balancete

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 10:31

bom dia pessoal me ajudem comecei a trabalhar em um escritório onde os balancetes do nosso sistema é diferente de outros que já vi
exemplo depois das contas patrimoniais o nivel 3 das contas é custo,  se não me engano teve uma lei que alterou isso podem me ajudar
esta assim pra voces  entederem 
ativo 
passivo
custos 
despesas
contas de resultado
receita.........................nas outras empresas que trabalhei essa estrutura é conforme abaixo

ativo
passivo
receitas
custos
ha uma base legal nisso? por ser um escritório e a dona é arcaica quero ver a possibilidade de estar mudando essa estrutura d plano de contas.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 11:13

Geovany

A legislação em vigor, sendo omissa à nível micro, deixa a criação do plano de contas a cargo do usuário de acordo com o detalhamento e estrutura que melhor atenderem aos seus interesses.

A única exceção prevista em lei é a obediência da ordem de liquidez no Balanço Patrimonial (Lei 6404/76, Seção III), não havendo nenhuma especificidade para o balancete e/ou para o plano de contas.

Concluindo, a legislação vigente até o momento é omissa quanto a sua questão, tornando corretas as duas formas de estrutura apresentadas por você.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.