Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 146

AJUSTE NO EXERCÍCIO EM CURSO

vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 4
há 4 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2019 | 18:49

boa tarde
assumi a contabilidade de uma empresa no mês de agosto, quando fui fazer a conciliação bancária percebi que, no balanço que implantei no meu sistema, com os saldos que veio do outro escritório, havia somente uma conta banco, porém a empresa possui conta em dois bancos.
o escritório que fazia anteriormente não lançou na contabilidade a conta do segundo banco.
a conta foi aberta recentemente, no mês de maio, então não é ajuste de exercícios anteriores.

a conta teve lançamentos de depósitos, transferências, iof, juros, cheques compensados, pagamento de títulos e tarifas.
minha dúvida é posso fazer o ajuste a partir do mês de agosto desta conta banco, quais lançamentos devo fazer?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 09:18

Vanessa

Bom dia

Neste caso vejo 3 possíveis alternativas:

1 - Solicitar ao outro escritório que corrija a contabilidade de maio até julho (pois a ECD neste período é responsabilidade deles) e seguir daí pra frente lançando o banco corretamente

2 - Assumir a responsabilidade desde janeiro, reprocessando a contabilidade no seu sistema incluindo os lançamentos do banco faltante.

3 - Lançar os valores de maio a julho como extemporâneos no dia 01/08 colocando a data correta no histórico e justificando o porque do lançamento em data extemporânea. Como não se trata de exercício anterior, não precisa necessariamente transitar nesta conta, podendo fazer o lançamento como você faria se fosse você a contadora em maio.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 4
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 09:32

BOM DIA
Esqueci de comentar que a empresa é do Simples Nacional, então não está obrigada a entregar ECD!

Posso proceder da mesma forma e fazer os lançamentos extemporâneos no dia 01/08?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.