x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 153

lançamentos contábeis

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 14:22

Tenho dúvida de como devo efetuar o lançamento contábil de duplicatas, pagamento de salários e encargos, no caso dos mesmos terem sido provisionados em dezembro de um exercício e pagos em janeiro do exercício seguinte.
 Por exemplo, tenho aquisição de mercadorias, paga em parcelas, cuja aquisição se deu em dezembro e as parcelas começaram a serem pagas em janeiro do ano seguinte.
Posso fazer apenas a provisão em dezembro e lançar os pagamentos das parcelas à partir de janeiro ou existe algum outro lançamento que também deve ser feito?
O mesmo ocorre com o salário dos funcionários referente ao mê de dezembro que serão pagos em janeiro.
Desculpe se minha dúvida é muito óbvia, é que estou iniciando no departamento contábil.

Obrigada,
Elaine Lerio

Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 16:11

Elaine, 

se entendi seu questionamento, não necessita fazer provisão não, e sim o lançamento na conta de resultado,
no mês de competência (verificar regime, competência ou caixa)

Pela aquisição de mercadorias em 12/20X0
D - Estoques para revenda
C - Duplicatas a pagar

Provisão de pagamento de salarios ref. 12/20X0
D - Salarios (conta de resultado)
C - Inss a recolher
C - Salarios a Pagar

Pelo pagamento das parcelas em 01/X1
D - Duplicatas a Pagar
C - Caixa/Bancos

Pelo pagamento do salario e Inss em 01/X1
D - Salarios a Pagar
C - Caixa/Bancos

D - Inss a Recolher
C - Caixa/Bancos

Claro que há muitos outros detalhes, mas espero que tenha exemplificado para sanar sua dúvida,
a respeito da provisão e pagamento em períodos diferentes.
Se seu questionamento for outro, pode perguntar novamente, estamos aqui pra ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.