x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 925

Controle de caixa....

Eliane Rodrigues Vieira

Eliane Rodrigues Vieira

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 08:34

Bom dia pessoal,

Eu comecei a cuidar de várias empresas, a maioria é comércio de materiais para construção.
Gostaria de saber qual método pode ser usado para que eu controle o recebimento de clientes via caixa, já que banco eu faço a conciliação, mas caixa ainda não temos o controle de entradas e saídas.

Att,

Eliane

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 15:10

Olá Eliane,
no seu caso eu faria pelas NFs ou pelo ECF, onde normalmente nessa atividade aparece a forma de pagamento no corpo da nota... e se quiser confirmar ainda pode solicitar o extrato do programa..

Lydia Cristina
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 23:42

Boa noite Eliane,

O Departamento Financeiro destas empresas deve ajudar-lhe, fornecendo listagens dos pagamentose recebimentos efetuados.

Isto porque é impossivel a permanência no mercado de empresas que explorem este ramo de atividade e não mantenham controle das contas a pagar e a receber.

Elabore um Oficio solicitando a prestação de tais informações para permitir-lhe dar continuidade à Contabilidade.

Nele mencione a Clausula do Contrato de Prestação de Serviços celebrado com a empresa, que versa sobre a obrigatoriedade dar condições ao Contabilista de prestar os serviços contratados.

Você não tem, não é obrigada e não deve tentar "adivinhar" a origem de cada valor recebido ou pago por seus clientes.

...

Eliane Rodrigues Vieira

Eliane Rodrigues Vieira

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 13:54

Ola Saulo, bom dia!!

Veja se meu pensamento é correto:
Eu posso então, enviar uma planilha a cada cliente, para que ele faça o preenchimento dos recebimentos durante o mês, no fim do mesmo, eu imprimo a planilha e envio para o responsável da empresa e o responsável do Depto financeiro assinarem e anexo este documento assinado junto aos documentos da empresa.
Isso seria legal junto a lei??

Aaaah.. outra coisa. Na contabilização destes recebimentos, eu tenho que distinguir os clientes ou posso "generalizar" na conta "clientes diversos"???

Att...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 22:57

Boa noite Eliane,

O departamento financeiro ou tão simplesmente a "pessoa encarregada das contas a pagar e a receber" deve ter o controle de tais contas, se não corre o risco de ser protestada pelo não pagamento ou deixar cobrar o que teria a receber.

Daí é muito natural e necessário até, que tais controles existam.

Se não, sua planilha será alternativa plausível, desde que impressa, assinada pelos responsáveis e acompanhada dos documentos comprobatórios (quanto for o caso) ou com a indicação da data do débito ou crédito bancário e extrato, se quitadas via Banco.

Apenas a listagem (impressão da planilha) não é documento hábil para contabilização, mesmo que assinada pelos envolvidos e ou interessados, ela deve servir apenas para norteá-la quando da elaboração dos registros contábeis.

As contas "Clientes" e "Fornecedores" devem ser individualizadas contabilmente. Vale lembrar que além proibitiva, a generalização fará com que você perca por completo o controle dos saldos destas duas contas.

Tenha em conta que a movimentação deve espelhar não só recebimentos e pagamentos, mas (e principalmente) juros cobrados e pagos, descontos obtidos e concedidos, devoluções e etc.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade