Boa noite Eliane,
O departamento financeiro ou tão simplesmente a "pessoa encarregada das contas a pagar e a receber" deve ter o controle de tais contas, se não corre o risco de ser protestada pelo não pagamento ou deixar cobrar o que teria a receber.
Daí é muito natural e necessário até, que tais controles existam.
Se não, sua planilha será alternativa plausível, desde que impressa, assinada pelos responsáveis e acompanhada dos documentos comprobatórios (quanto for o caso) ou com a indicação da data do débito ou crédito bancário e extrato, se quitadas via Banco.
Apenas a listagem (impressão da planilha) não é documento hábil para contabilização, mesmo que assinada pelos envolvidos e ou interessados, ela deve servir apenas para norteá-la quando da elaboração dos registros contábeis.
As contas "Clientes" e "Fornecedores" devem ser individualizadas contabilmente. Vale lembrar que além proibitiva, a generalização fará com que você perca por completo o controle dos saldos destas duas contas.
Tenha em conta que a movimentação deve espelhar não só recebimentos e pagamentos, mas (e principalmente) juros cobrados e pagos, descontos obtidos e concedidos, devoluções e etc.
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