Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 435

Tributos em plano de negócios

Jefferson

Jefferson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 14:44

Olá pessoal! Boa tarde! Como vão?

Estou escrevendo um plano de negócios para validar uma ideia e saber se irei empreender ou não. Nesse momento estou trabalhando no planejamento financeiro e foi então que um buraco negro se abriu (sintam-se heróis por saberem de toda essa maluquice!).

Agora sem mais delongas, vou procurar ser objetivo para descrever a ideia e colocar aqui minhas dúvidas.

Ideia:
Vender produtos alimentícios  não perecíveis e de marca própria através de comércio eletrônico. 

Produção:
Faço aquisição das embalagens e rótulos, envio para empresa terceira que irá embalar os produtos e me devolver tudo pronto para estoque/venda.

Regime Tributário da Minha Empresa:
Lucro Presumido (faturamento entre 4.8 e 78 milhões)

CNAE(s):
47.29-6-99 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
47.23-7-00 - Comércio varejista de bebidas

Área de Atuação (entrega dos produtos):
Todo o Brasil

Dúvidas:

1. Como adquirente das embalagens que serão enviadas para empresa terceirizada, minha empresa poderá recuperar quais impostos sobre a compra dessas embalagens?

2. O frete relativo a movimentação de insumos (alimentos, embalagens e etc) para a produção dos itens que serão vendidos, geram impostos recuperáveis?

3. A empresa que estará vendendo o produto para mim, também será responsavel pelo envasamento/facionamento/empacotamento. Nesse caso, eu poderei recuperar os impostos sobre mercadoria (produtos) e o serviço de envase de acordo com as respectivas alíquotas? 

4. Se a empresa que vender os produtos e realizar os serviços de envase operar sobre o regime tributário Simples Nacional, eu consigo recuperar os impostos?

Agradeço antecipadamente a qualquer ajuda! Att,

Jeff


Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 15:17

Jeff

Dois pontos:

1 - Percebe-se claramente que está consulta trata-se de consultoria contábil na elaboração de serviço adjacente. Reservado o direito de livre-arbítrio aos meus demais colegas de responder sua questão ou não, creio que responder gratuitamente a um questionamento que por outros é cobrado de forma justa seria no mínimo antiético;

2 - Fora o disposto acima, devido a complexidade e principalmente a regionalidade do nosso sistema tributário, sugiro que procure a consultoria de um contador de sua área geografica de atuação, que estará em devida sintonia com a legislação aplicável e poderá responder de forma mais assertiva e segura o seu questionamento

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Jefferson

Jefferson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 15:52

Rodrigo,

antes de mais nada, obrigado pelo seu tempo lendo minha dúvida. No entanto, se este é um fórum de ajuda onde se pede apenas que se respeite os critérios para publicação, dentre os quais nenhum foi infringido por mim, entendo que minhas perguntas são inteiramente razoáveis.

Além disso, existem formas de enxergar as coisas: A forma como você enxergou ou uma forma mais empreendedora.

Estou aqui pedindo ajuda porque estou construindo um plano de negócios para montar uma empresa usando Lucro Presumido, ou seja, talvez quem tiver um espírito mais empreendedor pode olhar isso como uma oportunidade.

A única coisa que realmente não acho legal é enviesar o pensamento dos demais. Certamente você se beneficia muito de softwares open source (mesmo sem saber) e lá na comunidade de tecnologia, ninguém se nega a ajudar, pois todos aprendem e crescem juntos.

Att,

Jeff Monteiro

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 17:22

Jefferson

Receio que você tenha entendido mal minha posição

Mas posso lhe assegurar que minha visão empreendedora é suficiente para não fazer um prospecto revelar seu plano de negócio trocando mensagens em um lugar com acesso irrestrito, colocando em risco o planejamento estratégico e a segurança de suas informações.

E como mencionei em minha postagem, trata-se da minha opinião, não enviesando e/ou induzindo a atitude de nenhum outro membro do Fórum, que é livre para responder se julgar pertinente.

Minha maior preocupação neste caso é que, diferente dos Fóruns de Tecnologia (que realmente uso com frequência) aqui tratamos de conteúdo extremamente heterogêneo que, se interpretado ainda que certo, porém pela ótica errada (de outro estado/municipio, por exemplo) pode induzir a erro e colocar em risco a integridade do seu plano, ou seja, independente da posição do Fórum, o mais adequado é ter um profissional auxiliando diretamente desde o início, pois assim você consegue seguramente evitar desagrados futuros em seu projeto.

Att,

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.