x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 652

Contabilização na venda de ativo imobilizado e carteira de cliente

Cheila

Cheila

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 10:05

Bom dia!!!! Estou precisando de ajuda numa dúvida.  Um cliente vendeu a sua carteira de clientes, maquinário,  o comprador assumiu o saldo devedor de fornecedores, ele continuou somente com o cnpj. A minha primeira dúvida,  esse valor entraria na declaração de faturamento? Ele me enviou o contrato, mas não a comprovação do recebimento. Você na contabilidade daria baixa nos clientes, equipamentos e a diferença entraria em outras receitas de venda de ativos etc.? Fiquei com dúvida,  principalmente que ele quer lançar essa receita como faturamento, para enviar para o banco.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 12:38

Bom dia Cheila.

Você em principio não lança nada da operação de venda pois acredito eu que é uma operação entre o comprador e o sócio, este último deverá fazer o Ganho de capital em sua declaração de IR.

Se ele assumiu algum passivo da empresa, precisa - se ver se:

1 - Ele da o dinheiro ao socio e este entra com ele na empresa e paga as contas; ou

2 - O comprador se compromete a pagar as dívidas, e neste caso ele integraliza o capital e com este valor integralizado ele vá pagar as dívidas.

Mas para dar uma resposta melhor elaborada somente mesmo vendo o contrato.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Cheila

Cheila

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 14:55

Boa tarde, Paulo!

Obrigada pela orientação, o que acontece é que o comprador não se tornará sócio da empresa e muito menos comprará a empresa. Ele apenas fez uma negociação, no contrato consta que o comprador assumirá todo passivo da empresa em relação a fornecedores, ele ficará com a carteira de cliente e toda a infraestrutura da empresa. Então, ele está comprando a carteira de clientes e a infraestrutura.
Estive analisando melhor a situação, realmente o valor recebido da carteira de clientes não poderá entrar na declaração de faturamento, uma vez que os clientes a receber, já entraram na declaração de faturamento, apenas encontra-se em aberto o recebimento dos mesmos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.