x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.122

Baixa do Ativo Imobilizado

KELLY CRISTINA TRENTINI

Kelly Cristina Trentini

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2007 | 08:03

Bom dia, estou com uma duvida e gostaria de uma ajuda.
Estou com uma empresa que comprou em novembro um computador e uma maquina de cupom fiscal, em no final de dezembro esta maquina foi roupada . Como proceder ???

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2007 | 18:30

Boa tarde Kelly,

Contabilmente você não terá muito trabalho para dar baixa da máquina furtada. Você deve transferir as quotas de depreciação (se foram contabilizadas) para conta específica do bem no ativo Imobilizado e o saldo remanescente desta diminuição deverá ser levado a débito de Perdas de Capital nas Contas de Resultados Não Operacionais.

Explico. Supondo que a máquina tenha sido adquirida por 1.000,00 e que já tenha sido registrada a depreciação de 100,00.

Na prática os lançamentos ficariam assim:

 Pela baixa da Depreciação
D - Depreciação Acumulada (AC)
C - Máquinas e Equipamentos (AC) - 100,00

 Pela transferência para Perdas de Capital
D - Perdas de Capital (CR)
C - Maquinas e Equipamentos (AC) 900,00

Você precisa tomar especiais cuidados no que diz respeito a documentação que deva fundamentar os lançamentos, tais como Boletim de Ocorrência Policial, Nota Fiscal da Baixa e etc....

Seria interessante você postar um questionamento a este respeito no tópico "Legislações Estaduais e Municipais" onde, com certeza, encontrará quem lhe diga das providências que devam ser tomadas junto a Fazenda Estadual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.