Victor Santiago
Prata DIVISÃO 3 , Analista FiscalBoa tarde prezados amigos,
Existe a seguinte situação em algumas empresas aqui. Eu realizo o lançamento contábil do movimento de acordo com a documentação recebida dos clientes, logo em seguida importo o extrato bancário e faço a conciliação, porém ocorre o seguinte, existem transações de saídas no extrato bancário que não consigo identificar devido a não ter o documento que comprove as transações sendo que esses valores de saídas ficam assim registrados no Livro Razão:
D - Caixa
C - Bancos
Hist: Vlr. ref. a saque conf. extrato bancário
Devido a esses lançamentos a Conta Caixa fica altíssima, como faço para resolver essa situação uma vez que solicitamos as nossos clientes os documentos e os mesmos não tem nenhum documento que comprove a transação bancária ou existem pagamentos sem nenhum comprovante para que eu possa retirar esse valor da Conta Caixa?
Posso reclassificar esses valores em outras contas de Ativo, como por exemplo lançar em contas do Intangível, Adiantamento a Sócios, Provisões trabalhistas, enfim alguma outra conta que me faça reduzir esse valor da Conta Caixa?
Reclassificar o lançamento anterior registrado no Livro Razão citado acima deste modo:
D - Contas do Intangível (Marcas e Patentes)
C - Bancos
Hist: Vlr. ref. a Marca ABC
Ou,
D - Provisões de Contingências Trabalhistas
C - Bancos
Hist: Vlr. ref. outras provisões
Ou,
D - Adiantamento a Sócios
C - Bancos
Hist.: Vlr. ref. a adiantamento para João de Jesus
Posso reclassificar esses valores para Conta de Resultados?
D - Despesas Serviços Prestados por Terceiros
C - Bancos
Hist.: Vlr. ref. a pagamento de boletos conf. extrato bancário
Porque no extrato bancário muita das vezes tem um título descrito, desta forma coloco no histórico o que estiver escrito no extrato. Posso fazer essa reclassificação assim?
Na minha opinião não acho correto colocar em contas de Ativo em nenhuma que eu coloquei acima prefiro lançar no resultado, porém tivemos essa discussão aqui e gostaria da opinião de vocês.
Desde já agradeço a todos.