x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.746

Mateus Ramos Scheidegger

Mateus Ramos Scheidegger

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 09:05

Bom Dia,
Amigos contabilistas,

Estou com uma duvida, tenho uma empresa, que apresentou saldo de estoque no ano de 2008, qual lançamento eu faço para zerar a conta de estoques no ano de 2009, pois a mesma, é tudo usado para consumo na entidade.

Aguardo!!

Scheidegger
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 23:52

Boa noite Mateus,

Se o estoque em questão é composto unicamente de mercadorias ou bens para consumo da própria empresa, a baixa deve ser dada paulatinamente, na medida em que tais materiais forem usados, pela transferência do estoque para as despesas ou custos.

O registro contábil, neste caso e com base no consumo, deve ser elaborado da seguinte forma:

pelo uso ou consumo no mês
D - Custos ou Despesas (CR)
C - Estoques (AC)

A sub-conta poderá ser "Materiais de uso e consumo" ou qualquer outra que indique a mesma destinação.

Legenda:
AC - Ativo Circulante
CR - Contas de Resultado.

...

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 09:18

Bom dia Saulo,
eu tinha entendido de uma forma diferente da sua.. pq quando ele fala

que apresentou saldo de estoque no ano de 2008, qual lançamento eu faço para zerar a conta de estoques no ano de 2009, pois a mesma, é tudo usado para consumo na entidade.
eu entendi que foi feito o lançamento indevido na conta estoque, enquanto as ditas entradas seriam material de uso e consumo.. e como já havia sido encerrado o exercício eu o indiquei a conta de ajuste..

E Mateus,
desculpe se não entendi perfeitamente e o aconselhei errado..

Lydia Cristina
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Sábado | 23 janeiro 2010 | 12:31

Bom dia Lydia,

Nota-se facilmente que o que houve foi inadvertida interpretação daquilo que o Mateus expôs. Principalmente porque ele mencionou o "encerramento do exercício".

Tanto assim foi, que não me atrevi a chamar sua atenção para o equívoco, limitando-me a orientá-lo acertadamente.

Não se preocupe com isto, pois os que a lerem estarão certos de que sua orientação se deu em razão da interpretação.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Sábado | 23 janeiro 2010 | 12:38

Boa tarde Clarice,

Usando de suas palavras, para "transferir da material de uso e consumo para conta estoques" basta efetuar o registro contábil inverso ao que citei, ou seja:

D - Estoques - Almoxarifado (AC)
C - Materiais de Uso e Consumo (CR)

Na medida em que o consumo se realizar elabore (com base em relatórios emitido pelo Almoxerife) o seguinte lançamento:

D - Custos ou Despesas (CR)
C - Estoques - Almoxarifado (AC)

...

Ariosnaldo Ruckl

Ariosnaldo Ruckl

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 17:35

Olá pessoal.
Também estou com um probleminha na baixa do meu estoque, Aconteceu o seguinte:
Minha empresa produz e comercializa sementes, no ano de 2009 um quantia de produto teve que ser descartada por estar fora do padrão exigido pelo Ministério da Agricultura, enfim, emitimos uma nota fiscal no próprio nome da empresa com o CFOP 5.927 (Baixa de estoque), com o destaque dos impostos normalmente, depois emitimos outra nota como doação para uma pessoa física CFOP 5.910 (Remessa de Doação) com a observação de que tínhamos recolhido os impostos na primeira nota, incluisive citamos o numero da mesma.
Gostaria de saber, procedi de forma correta ou não?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade