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Contabilização de certificação no INMETRO - KIT relação - peça para moto

Shirley Coutinho

Shirley Coutinho

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2019 | 11:41

Bom dia!

Estamos tendo gastos com a certificação no INMETRO, que foi exigido, por questão de segurança, para que pudéssemos fazer a importação de KIT de Relação para motos

Somos uma empresa atacadista de venda de peças e acessórios para motos.

Como contabilizo esse gasto com certificação do INMETRO?

Um grande abraço!

Shirley Coutinho

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 14:18

Prezada Shirley, boa tarde!

A certificação de produtos é a atestação dada por um Organismo de Certificação, com base numa decisão decorrente de uma análise, que comprova que a conformidade de um produto com os requisitos especificados foi demonstrada e que o órgão responsável INMETRO aprovou.

Certificação Voluntária: A empresa é responsável por definir se deve ou não certificar o seu produto, partindo dos benefícios que identifique que essa certificação possa trazer ao seu negócio.

Certificação Compulsória: Regida por lei ou portaria de um órgão regulamentador. Esta compulsoriedade dá prioridade às questões de segurança, saúde e meio ambiente. Sendo assim, os produtos listados nas regulamentações só podem ser comercializados com a certificação.

Pelo que pude perceber, de acordo com o trecho acima e olhando para a finalidade da Certificação, eu, contabilizaria isso como DESPESA, tanto o pagamento das taxas (se houver) quanto a empresa que talvez vocês estejam utilizando para viabilizar o processo.

Se acaso tivesse que pagar a cada importação, ou valor por nota, etc., até poderia incorporar ao valor do produto (como no caso de seguros, fretes, etc.). Mas provavelmente, como deve se tratar de uma Certificação por um período ou vitalícia, e conforme você citou, é "por questão de segurança...", está enquadrada na situação de obrigatoriedade, ou seja, se não forem certificados, não poderão vender a mercadoria, e, não há como ratear por produto.

Aguardemos mais sugestões dos colegas.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Shirley Coutinho

Shirley Coutinho

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 09:30

Bom dia!

Obrigada por suas colocações Ezequiel, mas vamos tentar entender melhor.

A certificação custa mais de 10 mil reais, e tem validade por 5 anos.

Não deveria ser lançado no Ativo, como um direito, tendo em vista o valor e a validade por mais de um exercício?

Um grade abraço!

Shirley Coutinho

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 16:27

Prezada Shirley, boa tarde!

Sabendo que ela tem um prazo de vigência, o máximo que eu faria seria criar uma conta específica nos mesmos moldes de Seguros à Apropriar e ir amortizando mensalmente durante o período.

Entendo que a Certificação que a empresa obteve é para atestar a qualidade de um produto importado e poder vendê-lo no Brasil, não é possível, por exemplo, que este "item" seja vendido/comercializado futuramente pela empresa que adquiriu, pois não pertence a ela (um dos critérios a se cumprir para classificar um item no Ativo).

Abraços....

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

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