Prezada Shirley, boa tarde!
A certificação de produtos é a atestação dada por um Organismo de Certificação, com base numa decisão decorrente de uma análise, que comprova que a conformidade de um produto com os requisitos especificados foi demonstrada e que o órgão responsável INMETRO aprovou.
Certificação Voluntária: A empresa é responsável por definir se deve ou não certificar o seu produto, partindo dos benefícios que identifique que essa certificação possa trazer ao seu negócio.
Certificação Compulsória: Regida por lei ou portaria de um órgão regulamentador. Esta compulsoriedade dá prioridade às questões de segurança, saúde e meio ambiente. Sendo assim, os produtos listados nas regulamentações só podem ser comercializados com a certificação.
Pelo que pude perceber, de acordo com o trecho acima e olhando para a finalidade da Certificação, eu, contabilizaria isso como
DESPESA, tanto o pagamento das taxas (se houver) quanto a empresa que talvez vocês estejam utilizando para viabilizar o processo.
Se acaso tivesse que pagar a cada importação, ou valor por nota, etc., até poderia incorporar ao valor do produto (como no caso de seguros, fretes, etc.). Mas provavelmente, como deve se tratar de uma Certificação por um período ou vitalícia, e conforme você citou, é
"por questão de segurança...", está enquadrada na situação de obrigatoriedade, ou seja, se não forem certificados, não poderão vender a mercadoria, e, não há como ratear por produto.
Aguardemos mais sugestões dos colegas.