x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.697

Controle Patrimonial - Normas, como fazer?

Batista

Batista

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 17:18

Olá Prezados,

Fiquei responsável pelo projeto de começar um controle patrimonial em uma empresa, desde fazer o inventário dos ativos, levantamento de valores, orçar gastos e depois colocar as placas com identificação dos patrimônio.

Minha principal dúvida é referente a essas placas de identificação dos bens:
- Existe alguma norma de padronização destas placas?
- As placas precisam obrigatoriamente ter código de barras?
- Para as placas com código de barras, como isso funciona? como eu alimento as informações no código de barras? preciso de algum software de gestão patrimonial?

Desde já, obrigado!

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 09:59

Prezado Batista, bom dia!


Não sei se a empresa já possui, mas o primeiro passo é elaborar e/ou atualizar o Manual de Normas e Procedimentos do Patrimônio da instituição. No manual, você pode inserir as etapas referentes a identificação dos itens, dentre outras coisas.
Ex:
Manual de Patrimônio USP

A empresa precisa ter o controle do Ativo, mas necessariamente não é obrigatório a identificação através de Plaquetas/Etiquetas, mas facilita bastante.

Referente aos questionamentos, e com base no que fizemos aqui na empresa:

- A padronização do layout é a empresa que define: com ou sem Código de Barras, Logotipo, Identificação Numérica Sequencial ou com Ano de Aquisição, Tipo de Material da Plaqueta/Etiqueta, etc.

- Não é obrigatório que o layout possua código de barras.

- Quando a Plaqueta/Etiqueta possui código de barras, ele serve tanto para a própria empresa realizar o inventário e alimentar o sistema quanto se vocês contratarem uma empresa terceirizada, que poderá utilizar um leitor para realização do trabalho. O código, provavelmente, irá refletir os dados da identificação numérica escolhida.
Quanto a opção pela contratação de um software de gestão, depende do tamanho da empresa, da quantidade de itens, da expectativa de gastos com esse processo, etc.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.