Boa noite Jonas.
Eu faço da seguinte forma (não quer dizer que seja a verdade absoluta, outros colegas podem dar uma visao diferente).
Primeiro ponto que eu separo: valor do bem ja convertido em Dolar. Ver se o frete é CIF ou FOB.
Se for CIF é por conta do fornecedor, então eu coloco agregado ao valor do produto, se for FOB eu lanço separado. Porém no caso do FOB é bom ver se a empresa de despacho o inclui no valor.
Segundo: valor do despacho aduaneiro. Nele entra tudo ---> II, ICMS, Despesas Adm, Desembarque, e outros gastos relativos a importação. Normalmente as empresas de despacho destacam tudo. particularmente lanço todos os valores juntos como gastos com desembaraço.
Terceiro faço os lançamentos:
Pela aquisição do produto (ja convertido em R$):
D - Importações em Andamento (AC)
C - Fornecedor Estrangeiro (PC)
Pelo Frete (supondo ser FOB):
D - Importações em Andamento (AC)
C - Fornecedor A (PC)
Via de regra o frete quem faz é a empresa de despacho mesmo, sempre é bom ver
Pelo desembaraço
D - Importações em Andamento (AC)
C - Fornecedor B (PC)
Quando você entra com uma mercadoria no pais, você tem que emitir uma NF de entrada então temos:
D - Mercadorias c/ ST (AC)
C - Importações em Andamento
Como eu disse precisa-se ver direitinho como esta discriminado no despacho e no invoice do fornecedor
Espero ter ajudado
att
Atenciosamente.
Paulo Henrique de C. FerreiraContador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
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