x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 120

Lançamentos contábeis - Salário Maternidade

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 15:49

Boa tarde,

estou com dúvidas no lançamento contábil de Salário Maternidade. Já pesquisei muita coisa no Fórum mas como continuo com dúvidas, decidi perguntar o que exatamente preciso entender. Estou começando na área contábil e cada folha de pagamento traz uma novidade.
A dúvida atual é a seguinte: No resumo da folha de pagamento tenho os lançamentos:

Saldo de salário: 10.261,56
Salário maternidade: 1.383,01
Faltas : 53,46
DSR s/ Faltas: 53,46
Vale Transporte (6%): 243.24
INSS: 1.177,42

A empresa em questão é optante pelo Simples. O valor do Salário Maternidade é superior ao que seria recolhido de INSS.
Vocês podem, por gentileza me auxiliar nos lançamentos contábeis dessa Folha de Pagamento. Ficarei imensamente grata,

Elaine Lerio

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 22:36

Elaine, 

Eu faço assim:

Pelo Reconhecimento.
D - INSS A COMPENSAR - SALARIO MATERNIDADE (ATIVO)
C - SALARIOS A PAGAR (PASSIVO)

Pela Compensação: 
D - INSS A PAGAR (PASSIVO)
C - INSS A COMPENSAR SAL. MATERNIDADE (ATIVO) 

Esperto ter ajudado, sucesso. 

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 15:24

Boa tarde Renato,

ajudou sim,. Obrigada.
Só mais uma dúvida, o valor do salário Maternidade, devo somar com o saldo de salários e lançar também no momento da provisão
D- Salários e ordenados (CR)
C - Salários à pagar (PC)
R$ 11.644,57

E pelo pagamento: