x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 2.137

Contabilização de IR e CRF

Natalie Paulina

Natalie Paulina

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 11:19

Bom dia!

Estou com a seguinte duvida referente a contabilização:
Minha empresa é do LP e todas as operações são a vista, n passando por cliente nem fornecedor.
Minha empresa toma serviço com IRRF e CRF.
Minha empresa vende mercadoria e presta serviço com e sem retenção de IR e CRF.
Agora vem a duvida referente a isso tudo, para então chegarmos ao pgto dos impostos.

Como eu faço o lançamento quando tomo o serviço com retenção?
Vamos supor que o valor do serviço que tomei com retenção é R$1.000,00 (impostos retidos IR 1% R$ 10,00 e CRF 4,65% R$ 46,50)

Agora vem a venda. 
Vendi R$ 2.000,00 (Impostos devidos PIS R$ 13,00 / COFINS R$ 60,00 / IRPJ R$ 24,00 / CSLL R$ 21,60).
Aqui eu vou lançar a venda normal debitando caixa e creditando a receita, e nos impostos eu vou debitar despesa do imposto e creditar o imposto a pagar no passivo, correto?

Seguimos para a prest. de serviço sem retenção.
R$ 2.000,00 tambem. (Impostos devidos PIS R$ 13,00 / COFINS R$ 60,00 / IRPJ R$ 24,00 / CSLL R$ 21,60) e faço a mesma contabilização acima.

E por fim a pres. de serviço com retenção.
Valor de R$ 2.500,00. (Impostos retidos CRF R$ 116,25 / IRPJ R$ 25,00) 
Agora vem a duvida, qual valor do meu imposto devido? q devo pagar? E como procedo com essa contabilização?

E no fim, como vai ficar a contabilização dos impostos que eu tenho q pagar? Eu posso abater alguma coisa aqui?

Natalie Paulina
Bacharel em Ciências Contábeis - UNESPAR
Pós Graduada em MBA em Gestão Estratégica Tributária - ANHANGUERA
Contadora - CRC PR 080341/O-4
(41) 99778-1445

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade