x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 129

DCTF X Perd/comp - quando o pgto é a maior

Priscila Felix de Oliveira

Priscila Felix de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 14:41

Olá, boa tarde. 

Estou com a seguinte situação, o cliente realizou o pagamento das guias de PIS a maior como eu informo na DCTF? Preencho o valor do débito com o valor que ele teria que ter pago? E no preenchimento do pgto as informações da guia eu coloco o valor a menor ou exatamente o espelho do comprovante?

Eu fiz a entrega da DCTF tudo com o valor a menor está correto? Conseguirei realizar a perdcomp pra compensar o valor pago a maior?

MARESSA ROSANE DE FARIA SANTOS

Maressa Rosane de Faria Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 17:59

Boa tarde, 

Pelo que entendi, o valor pago foi maior que o devido, correto? 

Portanto, deve informar na DCTF no campo valor do débito, o valor exato apurado e devido. Na aba pagamento, preencha a guia conforme pagamento realizado, ou seja, a maior, e no lado direito, no campo valor pago do débito, inclua o valor do débito que indicou na aba anterior. 

Desta forma, no demonstrativo verá que aparecerá apenas o valor do devido. 

A diferença, deverá ser analisada e possivelmente utilizada como meio de compensação. 


Priscila Felix de Oliveira

Priscila Felix de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 20:27

Olá Maressa

Por exemplo, ele pagou 3.000,00 e o valor do darf era de 2.000,00

Então na DCTF no valor do débito eu preencho com o valor dos 2.000,00 e na parte do pgto onde a gente coloca as informações do comprovante de pgto eu preencho com 3.000,00 e no campo do lado eu colo os 2.000,00?

MARESSA ROSANE DE FARIA SANTOS

Maressa Rosane de Faria Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2019 | 13:32

Isso mesmo.

Pois o campo ao lado, é basicamente você dizendo a RFB, que do valor pago, 2000,00 é para quitar o débito. 

No resumo tem que zerar o saldo devedor, ou seja, vai ficar 2.000,00 débito e 2.000,00 recolhido. 

A diferença dos 1.000,00 não aparece no resumo, só dentro dos 3.000,00 na aba pagamentos. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.