Georlando Maciel Pinto
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoAlguem conheçe empresas que ministram cursos de contabilidade, fiscal e custos nas áreas: Energia Eletrica, usina termoeletrica.
Desde já agradeço.
respostas 3
acessos 2.640
Georlando Maciel Pinto
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoAlguem conheçe empresas que ministram cursos de contabilidade, fiscal e custos nas áreas: Energia Eletrica, usina termoeletrica.
Desde já agradeço.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia Georlando
Talvez ninguém tenha deixado alguma opinião sobre um curso específico de contabilidade de usinas termoelétricas porque os procedimentos contábeis são universais, ou seja, o modo de se contabilizar (classificação e análise) os fatos administrativos de uma empresa comercial, de qualquer ramo, é o mesmo que se aplicaria a uma indústria ou a uma empresa de prestação de serviços, ressalvadas as adaptações necessárias.
Deste modo, se você estiver bem afinado com as metodologias de contabilidade em geral, não haverá segredos para sua empreitada.
Bos sorte
Nadjo Lisboa dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista InformáticaBoa tarde Georlando.
A sistematica contabil das empresas concessionarias e permissionaris de energia eletrica seguem as diretrizes da ANEEL (agencia reguladora). Acesse o site desta agencia https://www.aneel.gov.br e procuse pelo MCSE (manual das concessionarias de energia eletrica). Neste manual além de encontrar o plano de contas de que ser seguido a risca, pois eventuais desvios do seu uso pode provocar multas na concessionaria por parte da ANEEL. Já a sistema fiscal tem algumas nuances, como a nota fiscal é o modelo 6, especifico para esta atividade, faz-se necessário enviar para a secretaria da fazenda do seu estado as informações sobre as NF emitidas. Se precisar de mais informações estou a seu dispor.
Boa sorte
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Nadjo Lisboa dos Santos
Bem-vindo ao Fórum Contábeis.
Agradecendo pela sua complementação à minha opinião, é importante observarmos que embora as empresas que produzem energia seguem algumas regras fiscalizatórias específicas (impostas pelos órgãos reguladores), estas também devem cuidar dos registros contábeis de acordo com as Normas e Princípios emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Saudações
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade