x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 233

Métodos de Contabilização De Estoques

Elias Temer Netto

Elias Temer Netto

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2019 | 10:58

Bom dia João Marcos,

Com a conversão às Normas Internacionais de Contabilidade, muitos procedimentos contábeis foram adaptados e modificados. Mas, o nosso próprio sistema inflacionário explicaria com maestria a razão pela qual o método UEPS não é eficiente. Isso porque a inflação se caracteriza pelo aumento dos preços em determinado período. Imagine: como o UEPS prevê a venda primeiramente dos bens que entraram por ultimo nos estoques, consequentemente, o preço destes bens seria mais elevado com relação aos demais existentes no ativo das entidades.
Consequentemente, o CMV, no caso do custo das mercadorias vendidas, seria maior, e o estoque final menor. O resultado do período ficaria subavaliado perante a DRE – Demonstração de Resultado do Exercício apurada. Por isso, o RIR – Regulamento de Imposto de Renda não permite a sua adoção para fins fiscais/contábeis nas empresas do Brasil.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.