x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 295

Como começar?

Jonathan Roberto de Sousa Oliveira

Jonathan Roberto de Sousa Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Cortador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 17:35

Olá, sou recém formado, aprovado no CRC, e estou pretendendo iniciar meu trabalho como autônomo, pois não tenho como abrir escritório num momento. Queria saber se pra iniciar como autônomo preciso apenas da minha carteira do CRC?
Outra dúvida que tenho, é que trabalho em uma empresa que pretende me contratar para prestar serviços contábeis, posso prestar serviços como autônomo pra não ter que abrir empresa e nem escritório por enquanto?

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 13:43

Boa tarde Jonathan; nada impede que vc trabalhe como autônomo, o principal vc já tem o CRC, verifique junto a Prefeitura os procedimentos pra vc tirar uma Inscrição Municipal como Contador Autônomo Pessoa Física; quanto vc prestar serviços para a empresa dai muda a situação, pois se vc tiver que emitir Nota Fiscal de Serviço dai vc terá que abrir uma empresa.

CARLOS EDUARDO SANTOS DE ARAUJO

Carlos Eduardo Santos de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 22:37

Recebo, com frequência, indagações de colegas de outras empresas, alguns com mais, outros com menos tempo de serviço, porém, os questionamentos são os mesmos.

Como ser Contador em Recife ou no Brasil onde as exceções vêm predominando sobre as regras, onde o assédio moral (velado ou explícito) inibe ou até ameaça as atribuições do profissional, onde as prevalências dos interesses particulares e políticos, muitas vezes, são colocadas acima do interesse público.

Há vinte anos atuo como contador responsável por uma empresa de Contabilidade em Recife e passei a ministrar cursos e palestras para compartilhar a minha rotina de trabalho, meus conhecimentos, meus desafios e dificuldades enfrentadas ao longo dessas duas décadas de serviços prestados à sociedade brasileira. O nosso trabalho é fruto de muito esforço e dedicação. Fazer o que se gosta é essencial, e os resultados vêm como consequência.

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.” (Confúcio)
Não é fácil “fazer contabilidade” para empreendedores que não sabem a importância da ciência contábil. O contador moderno é responsável pelo sucesso do seu cliente entre outras atribuições, para isso ele deve estar envolvido com atividades mais consultivas e não operacionais. Deve, também, conhecer o funcionamento da empresa dos seus clientes como um todo, interagir com as áreas financeira, patrimônio, almoxarifado e quaisquer outras áreas que movimentem, arrecadem ou apliquem recursos financeiros.

O título o Perfil do Contador não é recente e ultimamente, tornou-se muito discutida a sua importância na busca do desenvolvimento da profissão. É de grande relevância o seu estudo, pois estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões e que a função do contador na sociedade é fundamental, e a cada dia que passa é mais importante.

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que aconteceu ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no país e no mundo. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional. O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional (NASI, 1994. p. 5).

Sendo o Contador de importância para as empresas o perfil do profissional para este século, esta direcionada para pessoas que tenham iniciativa; coragem; ética; visão de futuro e criatividade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.