x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.098

CNAE PRINCIPAL E CNAE SECUNDARIO

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 09:31

Olá bom dia!

Preciso de um help sobre uma dúvida!

O quanto o CNAE Secundário influencia na opção pelo simples nacional? Tenho 2 CNAE diferentes ( na ordem 6209-1/100 e 6203-1/00) 
Pelo que consultei, ambos podem ser optantes pelo Simples, porém estão em anexos diferentes, com alíquotas diferentes.
Minha dúvida é: Na hora da opção, o simples vai considerar apenas o  primário para fins de cálculo ou o secundário tem alguma influência?
Desde já agradeço!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 13:17

Boa tarde Auriete; todos os CNAEs tem que estar permitido para enquadramento no SN, não considera o principal e nem secundário, se o CNAE permite enquadrar no SN e outro CNAE não permite vc não poderá fazer a opção, terá que excluir o CNAE, quanto ao anexo diferente vai se recolhido conforme a atividade prestadas, conforme determina cada anexo.

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 15:04

Boa tarde Edilson, obrigada pelo retorno.

Só mais uma questão: supondo a empresa exerça apenas a atividade do CNAE primário. Como é obrigatório um secundário, a minha dúvida persiste em quanto este CNAE secundário influencia no calculo final dos impostos.
E outra? Posso ter atividades Primária e secundária iguais? Mesmo CNAE?

Mais uma vez, obrigada!!


AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 15:21

Se o CNAE principal está no ANEXO III e o secundário está no ANEXO IV, vc vai pagar o imposto somente pelo ANEXO que vc prestar o serviço, na hora de apurar o imposto vc coloca qual o anexo foi feito o serviço III ou IV ou os dois.... Quanto a atividades principal e secundarias iguais, não entendi direito??? Para a mesma empresa??? Se vc colocar um CNAE na atividade principal e tentar colocar o mesmo CNAE na secundaria no DBE o sistema não aceita... da erro CNAE em duplicidade...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.