x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 29.886

Aumento de Capital Social

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 08:17

Ola...Bom dia
Tenho uma empresa que tinha R$1,00 de capital social valor
simbolico, porque ela não tinha mais capital, e agora estou aumentando o capital dela p/R$ 30.000,00
na conta de capital integralizado fica somando assim:30.001,00
este trinta mil e um real está correto???
gostaria de saber qual historico usar p/ esse çançamento de aumento de capital
foi o Empresario que aumentou, ja esta registrado na junta, td certo.
se me ajudar..
agradeço

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 08:46

Bom dia Tanya!

O capital da empresa pode ser aumentado com entrega, por parte dos socios, de numerário, bens e/ou direitos ou ainda, por capitalização de reservas e/ou lucros acumulados, constantes do Patrimônio Líquido. Então vejamos alguns exemplos:

Aumento em espécie

D-Caixa ou Banco (AC)
C-Capital Social (PL) ..............30.000,00

Aumento com bens e direitos

D-Banco da Praça S/A (AC) ...12.000,00
D-Imóveis (AP).......................18.000,00
C-Capital Social (PL) ..............30.000,00

Aumento com parte de lucros acumulados

D-Lucros Acumulados (PL)
C-Capital Social (PL)...............30.000,00

Histórico: Aumento de capital social com parte de lucros. conforme alteração contratual registrado em...

Edimilson Campos Inacio
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 08:20

É possivel o aumento de capital social com o valor dos lucros acumulados? Ou esse dinheiro tem que entrar em caixa?? Pois a empresa que contabilizo tem muito Lucros Acumulados mas não possui dinheiro em caixa/bancos. Eles gostariam de aumentar o capital social, posso fazer o lançamento mesmo assim?

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 08:36

Cara Karin,é possível sim,agora vale lembrar que com a Lei 11.638/07 e a 11.941/09 troxeram algumas mudanças na contabilidade brasileira para se enquadrar ao processo de internacionalização da contabilidade mundial e uma dessas mudanças é a extinção da conta lucro acumulados, isso quer dizer que você terá que destinar o lucro para reserva de lucro ou aumentar capital.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade