Eliane Rodrigues Vieira
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde,
Li bastante tópicos relacionados ao assunto, mas não consegui sanar minha dúvida.
No escritório em que eu trabalho, algumas empresas vieram pra nós no meio do ano passado, de um antigo contador, que teve o escritório fechado, por fiscalização.
Quando as mesmas vieram pra nós, descobrimos que o antigo contador, não havia feito nenhum trabalho contábil destas empresas no ano de 2008, não sabemos como, mas infelizmente ele conseguiu esta façanha. Ou seja, tivemos que fazer a contabilidade de todas elas do ano de 2008 inteiro. Felizmente, todas deram prejuízo, então não tiveram que pagar IRPJ e CSLL acrescidos de juros e multa.
A questão é, fechamos 2008 destas empresas no fim de 2009, cerca de novembro. Até hoje, não foram impressos os livros diário e razão. Já solicitei a impressão ao meu patrão, mas ele ainda não providenciou.
Li aqui no fórum, que é preciso registrar estes livros na junta comercial, se não me engano, no máximo na data de entrega da DIPJ (a mesma foi entregue ano passado - ref 2008), disse isso a ele, mas ele disse que este registro não é necessário aqui em Minas. Então, gostaria de maiores esclarecimentos sobre isso, para que, quando eu tiver certeza informar a ele.