x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 719

Impressão dos livros

Eliane Rodrigues Vieira

Eliane Rodrigues Vieira

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 13:49

Boa tarde,

Li bastante tópicos relacionados ao assunto, mas não consegui sanar minha dúvida.

No escritório em que eu trabalho, algumas empresas vieram pra nós no meio do ano passado, de um antigo contador, que teve o escritório fechado, por fiscalização.
Quando as mesmas vieram pra nós, descobrimos que o antigo contador, não havia feito nenhum trabalho contábil destas empresas no ano de 2008, não sabemos como, mas infelizmente ele conseguiu esta façanha. Ou seja, tivemos que fazer a contabilidade de todas elas do ano de 2008 inteiro. Felizmente, todas deram prejuízo, então não tiveram que pagar IRPJ e CSLL acrescidos de juros e multa.
A questão é, fechamos 2008 destas empresas no fim de 2009, cerca de novembro. Até hoje, não foram impressos os livros diário e razão. Já solicitei a impressão ao meu patrão, mas ele ainda não providenciou.
Li aqui no fórum, que é preciso registrar estes livros na junta comercial, se não me engano, no máximo na data de entrega da DIPJ (a mesma foi entregue ano passado - ref 2008), disse isso a ele, mas ele disse que este registro não é necessário aqui em Minas. Então, gostaria de maiores esclarecimentos sobre isso, para que, quando eu tiver certeza informar a ele.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 21:04

Boa noite Eliane,

A IN DNRC 107/2008 dispõe sobre procedimentos para a validade e eficácia dos instrumentos de escrituração dos empresários, sociedades empresárias, leiloeiros e tradutores públicos e intérpretes comerciais.

Clique aqui para ler as instruções da Secretaria da Fazenda de seu Estado acerca da autenticação dos livros fiscais e contábeis.

Você pode simplesmente indicar tais fontes de consulta à seu chefe, como prova de que (neste assunto) você sabe mais do que ele.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade