x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 506

Escrituração Contábil Incompleta (Balanço Patrimonial - Simples Nacional)

Rodolfo Semmler

Rodolfo Semmler

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2020 | 10:10

Bom dia a todos!

Recebi em meu Escritório um novo cliente, o escritório anterior fechou, e ao solicitar os documentos para dar continuidade, percebi que as demonstrações contábeis possuem falhas desde 2012, sem encerramento de períodos e ativo x passivo com diferenças.
Por se tratar de uma empresa do Simples Nacional, que não possui necessidade de entrega do SPED Contábil, tenho a condição de corrigir e deixar o mais próximo possível da realidade, porém, não tenho documentações suporte, somente do exercício de 2019, uma verdadeira bomba...

Alguém já passou por uma experiência semelhante? Por onde começar? Pelo menos a parte fiscal, pessoal e os recolhimentos estão tudo ok, apenas a escrituração contábil está uma bagunça...

Obrigado a todos!

Rodolfo
 

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 06:00

Rodolfo Semmler

Bom dia a todos!

Recebi em meu Escritório um novo cliente, o escritório anterior fechou, e ao solicitar os documentos para dar
continuidade, percebi que as demonstrações contábeis possuem falhas
desde 2012, sem encerramento de períodos e ativo x passivo com
diferenças.
Por se tratar de uma empresa do Simples Nacional, que não possui necessidade de entrega do SPED Contábil, tenho a condição de corrigir e deixar o mais próximo possível
da realidade, porém, não tenho documentações suporte, somente do
exercício de 2019, uma verdadeira bomba...

Alguém já passou por uma experiência semelhante? Por onde começar? Pelo menos a parte fiscal,
pessoal e os recolhimentos estão tudo ok, apenas a escrituração
contábil está uma bagunça...

Obrigado a todos!

Rodolfo
Estimado, bom dia!

Na impossibilidade de correções da escrita contábil dos períodos anteriores, o que fatalmente concorreria para a alteração das DEFIS Anuais, sugiro que inicie a escrituração a partir do exercício que tens as documentações. Faça o competente balanco de abertura de dê sequencia nos trabalhos.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Jorge Luiz Neto

Jorge Luiz Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 09:56

Exatamente como o amigo acima comentou, como não há possibilidade de corrigir (devido falta de documentação) sugiro que "comece" de 2019, de acordo com a documentação que possui. 

Jorge Arisson

Jorge Arisson

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 13:50

Dependendo da situação caberia até tentar rever as movimentações com os extratos bancários, já ajudaria. Mas pelo volume citado, é um risco. Não tente fazer o impossível.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.