x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 169

Ajuste conforme avaliação patrimonial

michele aparecida de almeida de souza

Michele Aparecida de Almeida de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 14:43

Preciso realizar ajustes nas contas de imobilizado pós laudo de um trabalho realizado de avaliação patrimonial.
Posso realizar os ajustes no PL em se tratando de anos anteriores e ao que se refere ao ano corrente, ajusto no resultado ?

Jorge Arisson

Jorge Arisson

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 14:57

É importante saber também quais os motivos do ajuste e saber de fato o que ocorreu.
Via de regra é desta forma mesmo, do ano vigente ajusta-se no resultado, de períodos anteriores no PL (Ajuste de Exercícios Anteriores) 

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 15:08

Boa tarde.

Michele,

A empresa até pode contratar um profissional para fazer um laudo de avaliação, porém a norma contábil (CPC 27 - Ativo Imobilizado, item 29) cita que a reavaliações só devem ter efeitos contábeis se permitidas por Lei:

"Quando a opção pelo método de reavaliação for permitida por lei(1), a entidade deve optar pelo método de custo do item 30 ou pelo método de reavaliação do item 31 como sua política contábil e deve aplicar essa política a uma classe inteira de ativos imobilizados.
(1)A reavaliação de bens tangíveis e intangíveis não é permitida devido às disposições contidas na Lei n.º 11.638/2007, que alterou a Lei n.º 6.404/1976. (Incluída esta nota pela Revisão CPC 13)"


Atualmente não há lei que permita isso.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.