x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 9.406

Como contabilizar compensação de energia fotovoltaica

Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 17:08

Boa tarde á todos!
Tenho um cliente que instalou um equipamento Fotovoltaico para utilização da energia solar. Já contabilizei o bem no meu imobilizado e estou procedendo com a devida desvalorização mensal conforme regulamento do CPC.
Minha dúvida é a seguinte:
Com a utilização da energia fotovoltaica, a fatura de energia elétrica da empresa esta vindo menor, já que esta utilizando a energia solar. O equipamento esta gerando um credito de energia que o cliente esta compensando com com outras unidades (casa pessoa física). 
Como faço para contabilizar a energia elétrica do mês e o valor que sobra da compensação que ele esta reaproveitando na residência dos sócios!!

Att
Marcelo


"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Valmor Eloir Adam

Valmor Eloir Adam

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 10 agosto 2021 | 17:52

Olá,
Embora já tenha se passado algum tempo estive procurando por respostas sobre a questão do @Marcelo Wanz e não poderia deixar de compartilhar para os colegas que possam vir a precisar.
No meu entender a energia fotovoltaica gerada se trata de uma receita, visto que é toda transferida para a rede e depois retorna, mesmo que em forma de abatimento. Observem que na fatura de energia o valor faturado para o consumidor pela empresa responsável pela transmissão toma como base de cálculo todo o valor e não somente a diferença entre o que foi consumido e o que foi produzido pelo estabelecimento consumidor.
Como a nota fiscal vem em forma de fatura e pelo menos no Paraná mostra somente o valor a pagar deduzido da energia gerada, já descontada. Entendo que este abatimento se trata de um mero encontro de contas. Portanto acredito que o correto é lançar a nota fiscal de energia sem descontar o valor abatido e por sua vez o valor gerado de energia e carregado na rede contabiliza-se como receita, fazendo se assim um encontro de contas no financeiro.
Espero que tenha contribuído. Caso discordem gostaria de ouvir suas razões.
Abraço,

Patricia Araujo Porto

Patricia Araujo Porto

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 fevereiro 2023 | 14:40

Marcelo Vanz e  Valmor Eloir Adam  
Vocês fazem contabilidade de usina produtora de energia solar? Eu preciso saber como é feita a depreciação, sei que é diferente não ? tem uma regra da ANEEl mas não consegui entender.
Tem esse artigo da lei 11.196 que fala de uma diferença.
Art. 37. A diferença entre o valor do encargo decorrente das taxas anuais de depreciação fixadas pela Receita Federal do Brasil e o valor do encargo contabilizado decorrente das taxas anuais de depreciação fixadas pela legislação específica aplicável aos bens do ativo imobilizado, exceto terrenos, adquiridos ou construídos por empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração de energia elétrica, poderá ser excluída do lucro líquido para a apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL.  (

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.