Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 82

Dúvida: Grupo Econômico e Impostos

MANOEL AVELINO DE CARVALHO NETO

Manoel Avelino de Carvalho Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 15:58

Prezados, Boa Tarde!

Tentarei ser o mais sucinto possível já expondo a minha dúvida através de um exemplo.

Digamos que eu trabalhe vendendo um produto A. Compro do meu fabricante por um valor X em quantidade Y.

Porém descobri, uma questão meio óbvia também, que se comprar em quantidade 10*Y consigo um valor X/3 na unidade do meu produto A.

Como não tenho capacidade ainda para comprar todo esse estoque, localizei 2 vendedores do mesmo produto A fora da minha área de atuação e decidimos comprar juntos a quantidade 10*Y e nos encarregamos de distribuir entre nós.

Até ai tudo bem, vimos que o negócio fica bom, porém verificamos que poderíamos compartilhar alguns outros custos comuns e baixá-los também. Diante disso decidimos que deveríamos abrir uma empresa 10 que cuide dessa compra com o fornecedor e formalizar o compartilhamento de custos comuns de serviço.

Agora vem a grande questão:

A empresa 10 pode receber o valor para a compra do produto A e dos serviços compartilhados das empresas do grupo econômico sem pagar imposto?

A preocupação é evitar o pagamento de imposto 2 vezes, um pela empresa 10 e outro pelas empresas do grupo econômico.

Desde já agradeço a colaboração de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.