x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 110

Transferencia de uma obra que esta em nome de pessoa física para uma empresa.

adilson leffa magnus

Adilson Leffa Magnus

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 4 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 12:50

Bom dia.

A questão é assim

um terreno em nome de pessoa fisica, inicia uma obra de 9 apartamentos em nome da pessoa fisica.

A obra esta em uns 80% pronta, INSS sendo pago conforme a lei, ISS ainda nao foi pago, habite-se tambem nao. 

A obra nao foi declarada no IR do cliente ainda.

O destino dos apartamentos sera aluguel. Nao sera vendido nenhum.

PAra pagar menos Imposto de reda, acredito que a melhor maneira seria transferir os imoveis para uma empresa pois a aliquota de IR é menor para empresa.

Agora as perguntas são:

1 - Qual a melhor maneira, mais barata, para fazer a transferencia?
2 - Realmente vale a pena fazer a transferencia?
3 - Tem alguma forma de nao pagar ITBI?

Att. Adilson Magnus
 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 09:38

Adilson,

Recomendo que vc procure um contador. A informação de que a PF não tem o imóvel registrado na sua declaração de rendimentos indica que pode haver problema sério de sonegação fiscal relativa à origem e justificação de recursos. Não estou dizendo que há sonegação, mas julgo conveniente verificar. 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 10:55

Magnus,

Quem pagou o terreno e os materiais para  construção deve provar a origem dos recursos com rendimentos ou empréstimos; por isso, é bom consultar um profissional e levar todos os fatos e documentos. Questão de cautela. Abraço,

adilson leffa magnus

Adilson Leffa Magnus

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 11:19

tenho contador e supostamente e o melhor da cidade, mas é cidade pequena, e sempre gosto de ter maios opniões. Os fundos para compra dos materiais sao rendimentos de minha empresa de TI. Todos declarados. 

Minha pergunta é mais no sentido de passar a obra para PJ, para pagar menos IR.

Gostaria de sua opiniao de qual a forma mais correta e econômica de fazer esta migração de capital da PF para PJ de esta obra que esta com 80% pronta.

Obrigado por seu tempo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.