x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 5.272

contabilização energia Fotolvotaica

Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 13:42

Boa tarde á todos!
Tenho um cliente que instalou um equipamento Fotovoltaico para utilização da energia solar. Já contabilizei o bem no meu imobilizado e estou procedendo com a devida desvalorização mensal conforme regulamento do CPC.
Minha dúvida é a seguinte:
Com a utilização da energia fotovoltaica, a fatura de energia elétrica da empresa esta vindo menor, já que esta utilizando a energia solar, para reduzir o pagamento da fatura. O equipamento esta gerando um credito de energia que o cliente esta compensando com com outras unidades (casa pessoa física), onde no endereço da  residencia foi colocado como titular a empresa, que esta fornecendo a compensação.
Como faço para contabilizar a energia elétrica do mês e o valor que sobra da compensação que ele esta reaproveitando na residência dos sócios!!

Estou contabilizando da seguinte forma:
Fatura no endereço sede empresa:

D = despesa de Energia elétrica 
C= caixa

Faturas cujo endereço esta em nome da empresa porém é da residencia dos sócios: 

D = despesa de Energia elétrica 
C= caixa


Att.
Marcelo

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.