x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 80

Lançamentos com Variação Cambial

Rodrigo Abatepaulo

Rodrigo Abatepaulo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Financeiro
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 15:41

Boa tarde, pessoal.
Poderiam me ajudar com o exemplo abaixo ?
Eu trabalho em uma agência de intercâmbio. Hoje nós pagamos o simples nacional em cima do que os alunos nos pagam, menos, o que pagamos para a escola no exterior. Porém, nesse tempo há uma variação cambial que por lei não preciso pagar imposto sobre ela.
Como eu poderia lançar e como eu cálculo essa variação cambial ?
Só para ilustrar o exemplo:
Um aluno começa a pagar seu curso para daqui 1 ano, ele vai pagando em real, depois de convertido o dólar para real no dia da emissão do boleto. Um mês antes de fechar o curso ele deve estar com o programa quitado, e daí nos pagamos a escola no exterior. 
Para o fechamento do mês eu apuro o quanto eu recebi em reais e o quanto eu paguei em reais ao exterior, o problema é que nessa conta está incluso a variação cambial.
A pergunta é: Como eu cálculo essa variação legalmente ? Em que momento eu separo e lanço essa variação ?

Agradeço desde já a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.