x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.119

HOLDING PURA X DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

MARLENE

Marlene

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 15:57

Boa tarde!

Tenho uma empresa  LTDA - (l)  )tributada pelo lucro presumido) ,  tendo por sócio PJ Holding Pura(2) , 
l) Como farei a contabilização  da distribuição de lucros auferidos pela empresa (l) para o sócio  empresa(2) ?

Entendo que na Empresa (l) 
    Pela Provisão                                                      Pelo Pagamento
D - Lucros Acumulados                                     D- Lucros à distribuir
C    Lucros à distribuir                                        C - Banco


E na Empresa (2) Holding?


Ainda, essa receita estará isenta de tributos?
E quando passar para PF (sócio dessa Hoding), estará isento ?

Antecipadamente agradeço as orientações, é a primeira vêz que enfrento essa situação

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 11:54

Marlene,

Na Holding é necessário reconhecer a equivalência patrimonial e reconhecer a distribuição. 
Pelo registro da equivalência
D: Investimento
C: Resultado Equivalência Patrimonial (receita)

Pela distribuição: 
D: Dividendos a receber (ativo)
C: Investimento.

Para distribuir aos sócios da Holding, faça da mesma forma que vc fez na "investida". 
Distribuição de lucro é isento na fonte e na declaração da PF e receita não tributável da Pessoa Jurídica.

MARLENE

Marlene

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 14:28

Boa tarde Sr. Edmar,
Grata pela sua atenção.

Ainda fiquei em dúvida, talvez:
Vou refazer a pergunta:

A Empresa ( X) Ltda,  tem  8 sócios quotistas  -(PJ holding) (Y), NÃO investidoras,  sendo registrado no capital social (PL)  o %  correspondente de cada uma.  Está correto? ou deveria ser contabilizado de outra forma?
Estou pegando esta contabilidade  agora  e preciso fazer o pagamento da distribuição dos lucros de 2019 para  "esses sócios", que são PJ HODING.
agradeço pelas orientações que puder me fornecer,  de fato estou desorientada,  é a primeira vez que me defronto com esse fato.

Att






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.