x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 338

CIAP registro 125 - MC (imobilização oriunda de ativo circulante

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2020 | 11:18

Bom dia pessoal!

Estou com uma dúvida referente a tomada de crédito dos bens informados no registro 125 como MC - imobilização oriunda de ativo circulante.

O G130 é obrigatório para MC, porém, uma entrada de bem oriunda do estoque não possui uma nota fiscal. Vou explicar:

Compramos 100 itens para estoque, o que vai alterando o custo médio dos itens. Destes 100 itens, 50 foram utilizados para uma imobilização em andamento, e 50 ficaram em estoque. Estes 50 utilizados para a imobilização foram CONSUMIDOS do nosso estoque, perdendo a referencia da NF, visto que dos 100 itens que compramos, 5 pertence a uma NF, outros 10 pertence a outra NF, e assim em diante.

Como vou levar a informação da NF no registro G130 se o registro G125 - MC foi gerado devido a diversos consumos?
Ou seja, se destes 50 itens consumidos do estoque eu estiver utilizando de diversas NF das quais, pelos consumos, não ZERARAM, deixando uma quantia ainda em estoque, e ainda, considerando a valorização pelo custo médio, sendo que no G130 o sistema confronta com a NF, o valor de CONSUMOS será sempre diferente do valor de ENTRADA NO ESTOQUE.

Se alguém conseguir me auxiliar, agradeço.

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2020 | 11:30

Daniel, ok!

Mas já havia enviado um e-mail e não houve retorno. Por telefone não consigo contato para este tipo de assunto. 

Acontece que na minha empresa imobilizamos da seguinte forma:

OBRAS EM ANDAMENTO: 
 - Entradas de NF;
- Consumos do nosso estoque

As entradas por NF é simples por temos a referência do ICMS pela NF. O consumos que é complicado, pois uma vez no estoque, altera o valor unitário pelo custo médio e quando imobilizamos baixamos do estoque PELO CUSTO MÉDIO, o que fica divergente da NF. E ainda, as quantidades consumidas não fecham com a quantidade adquirida através das NFs, pois podemos consumir apenas parte de uma NF para o registro MC, o que perde totalmente a referência. 

Ainda estou á procura de uma solução, pois os consumos do estoque são o que mais temos de valor a se tomar crédito.

Obrigada pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.