x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 56

acessos 137.244

ECD - 2020-2019

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 4 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2020 | 16:07

bom dia,

empresa lucro presumido - 2020/2019 houve contabilização normalmente, porem agora em 2020 o cliente vai parar a empresa e quer dar baixa a minha pergunta e a seguinte: posso transmitir da ECD e também ECF agora em janeiro de 2020?

agradeço que puder me ajudar

Att:
Claudia

Roberto Nobre

Roberto Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2020 | 12:40

Prezados, boa tarde. Estou com esse erro no J150.

"Não deve existir mais de uma linha de nível igual a 1 na DRE.

Estou tentando entregar a ECD 2019. Alguem pode me ajudar com isso?

Muito obrigado

Nobre Assessoria Empresarial

nobreempresarial.com.br
facebook.com/nobreempresarial
[email protected]
api.whatsapp.com/send?phone=5511970504808
Rafaelli Marinho

Rafaelli Marinho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 março 2020 | 20:24

Boa noite nobres colegas
Estou tentando recuperar a ECD 2019, mas não estou conseguindo. Aparece o seguinte erro no momento da recuperação: [o arquivo selecionado não poderá ser recuperado porque existe escrituração na base de dados do PVA com a mesma identificação (nro de ordem) da ECD sendo recuperada.

Gostaria de saber se alguém conseguiu resolver esse erro.

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 25 março 2020 | 16:21

Olá pessoal, boa tarde!
Também estou com o mesmo problema em 2 empresas distintas, já atualizei a versão do PVA para 7.01, mas o problema permanece, alguém conseguiu eliminar o problema? o arquivo selecionado não poderá ser recuperado porque existe escrituração na base de dados do pva com a mesma identificação (nro. de ordem) da ecd sendo recuperada
Agradeço a todos

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 26 março 2020 | 11:15

Boa dia a todos!
Consegui resolver meu problema sobre: (o arquivo selecionado não poderá ser recuperado porque existe escrituração na base de dados do pva com a mesma identificação (nro. de ordem) da ecd sendo recuperada) e quero compartilhar a solução com vocês, pela dificuldade que tive em encontrar a solução, vinda depois de 4 dias de pesquisa.
a orientação está na própria página do Sped em ECD/ perguntas frequentes/ na resposta a pergunta 6- Não estou conseguindo restaurar um cópia de segurança da ECD já transmtida. O que devo fazer? Não utilize a cópia de segurança. Se a ECD já foi transmitida, utilize o programa ReceitanetBX para fazer o download do arquivo original da ECD (em formato .txt) e importe este arquivo na versão mais atualizada do programa da ECD. 
Fiz conforme orientação e deu certo.
Abraço a todos

Jussara Moreira

Jussara Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 27 março 2020 | 10:39

Bom dia!

Fiz o arquivo da ECD 2020 no programa que utilizo, normalmente, não há situação especial.
Gero esse arquivo importo para o PVA versão 7.01,  mas tenho um erro "
Não houve recuperação da ECD anterior. Verifique se a situação está correta."
Quando recupero a ECD na opção que o programa tem.. ele já me trás o arquivo para ser recuperado, apos feito isso, valido novamente, aparecem diversos erros, dizendo que tem que existir o bloco I051.
Aconteceu com alguém??

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 27 março 2020 | 12:44

Pela descrição, parece ser com o registro I051 que se refere ao plano de contas referencial. Tive alguns erros no registro, mas mesmo quando era facultativo para a ECD eu já deixava preenchido para adiantar na ECF que é obrigatório. Possivelmente você pode editar no próprio validador, ou dependendo do sistema que utiliza, pode ser feito por lá também. Dependendo ainda dos ajustes que escolher fazer, provavelmente seja necessário a conferência dos códigos de aglutinação, neste mesmo registro, aba ao lado.  

Edit:
Alternativamente você pode tentar editar o Registro 0000, Campo COD_PLAN_REF: código do plano referencial (códigos de um dos planos referenciais existentes ou vazio – na ECD não há obrigatoriedade de mapeamento). (fonte: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/4199). 

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 12:19

Bom dia! 
Alternativamente às demais orientações dos colegas acima, verifique o registro I030 e confira se o número de ordem do livro não está equivalente a ECD recuperada. 

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 13:30

Douglas não está , a recuperada é no. 18 e a que estou fazendo é no. 19 , não sei mais o  que fazer para recuperar e poder entregar .


Lucilena recuperei do ReceitanetBX e mesmo assim deu erro.

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 14:28

Bem, pode se tratar de erro do programa, Verifique adicionalmente o registro C040 se lá também consta o número de ordem do livro anterior. Tente alterar o número do livro da escrituração atual (2019) e observe se o erro persiste, mas não valide o arquivo com o número incorretamente alterado, sugestão apenas para verificar se o programa continuará apresentando o mesmo erro, pois as soluções por enquanto são essas de recuperar da Receitanet, como a colega orientou, acho que tem sido a solução mais usada inclusive e que tem dado certo, ou verificar algum dos registros que contém a informação do número de ordem do livro. Talvez seria bom verificar se o mesmo comportamento do programa aparece noutra escrituração do período e se o programa está atualizado. Esta escrituração que você está enfrentando dificuldades, é livro diário Geral (G) com apenas 1 livro do período, ou é mais de um livro do mesmo período?

NATALIA

Natalia

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 abril 2020 | 11:55

Lucilena Dian

poderia me ajudar nesse erro referente a recuperação da ECD anterior?
ja tentei o receitanetbx e continuo com mesmo problema.
meu numero de telefone Oculto - pode falar pelo whats

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 abril 2020 | 14:45

Olá Natália!
Depois que você baixar o Receitanet BX, gere pelo programa a restauração da ECD anterior (2018).
Provavelmente você tem instalado o PVA com as ECDs anteriores, você deve excluir do PVA a ECD entregue 2018, na sequencia importe o arquivo (ECD2018) recuperada da receitanet.
Após, importe o arquivo da ECD 2019, e já vai liberar para recuperar os dados da ECD 2018.
comigo deu certo, espero que dê certo contigo também

Francieli Regina Baldi Breviglieri

Francieli Regina Baldi Breviglieri

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 3 anos Sexta-Feira | 17 abril 2020 | 09:30

Bom dia!
Alguém poderia me ajudar? 
Estou com o erro a seguir na validação do meu arquivo da ECD:
O Balanço deve conter apenas duas linhas com nivel de aglutinação igual a 1, uma de ativo e outra de passivo.

O erro ocorre pois tenho contas de Compensação Ativa e Passiva e elas sempre foram geradas no bloco J100, mas agora o layout 8.0 possuí uma nova validação que só devem existir duas linhas com nivel de aglutinação igual 1. 
Como estão gerando as informações de compensação nesse novo layout? 

Obrigada

Sabrina Silva Tavares Santana

Sabrina Silva Tavares Santana

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 24 abril 2020 | 16:00

Boa tarde
Poderiam me auxiliar
Após a penúltima atualização da ECD, todas as empresas estão dando o mesmo aviso "O valor do saldo inicial (VL_CTA_INI) do código de aglutinação informado na DRE é diferente do saldo final do código (VL_CTA_FIN) informado na DRE do período imediatamente anterior"
Da pra entregar assim, mas gostaria de saber como arrumar, já tentei mexer nos códigos de aglutinação, mas quanto mais mexo mais erro aparece.
Se algum puder me ajudar, agradeço muito!

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 24 abril 2020 | 19:31

Olá Sabrina, eu consegui eliminar todos os erros relacionados, porém, tive que parametrizar novamente o relacionamento das contas Contábeis com a tabela de contas da DRE, dentro do software de gestão contábil, antes de gerar o arquivo da ECD.  
Foram  alguns dias até descobrir onde ocorria o erro,  nunca apresentado antes.
#Não basta ser contador, temos que saber também parametrizar o software de gestão contábil.
Eu uso o Prosoft da Wolters Kluwer, se usar o mesmo e quiser, posso te explicar como fiz.
Abraço

Jussara Moreira

Jussara Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 28 abril 2020 | 08:59

Bom dia! Após a ultima atualização do PVA versão 7.02 , não consigo mais recuperar a ECD anterior, antes dessa atualização conseguia normalmente. Alguém está com esse problema? Na versão anterior tinha validado não tinha nenhum erro.. mas quando atualizei a nova versão apareceram diversos erros.

Fabio Sportello

Fabio Sportello

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 28 abril 2020 | 09:36

Bom dia,

Tenho a solução do erro na versão 7.0.2, com a parceria do SESCON x Receita Federal.

Prezado Senhor,

Encaminhamos as orientações transmitidas pela RFB.

Faça o seguinte procedimento:

1 - Importe a ECD de 2018 no programa da ECD.
2 - Importe a ECD de 2019 no programa da ECD.
3 - Recupere a ECD de 2018.

Se não funcionar, enviar a ECD anterior e a ECD atual para análise (via Fale Conosco).

Demais instruções:

FUNCIONALIDADE RECUPERAR ECD ANTERIOR

O objetivo da recuperação da ECD do período imediatamente anterior é realizar a consistência aritmética de contas contábeis. Especificamente, é
verificar se o saldo final das contas/centro de custos do período
imediatamente anterior é igual ao saldo inicial das contas/centros de custos
do período atual, caso não tenha ocorrido mudança de plano de contas (nesta situação,
deve ser utilizado o registro I157).


A funcionalidade “Recuperar ECD Anterior” nem sempre está habilitada no menu da ECD atual (a ECD a partir da qual se recupera).

Para a funcionalidade estar habilitada na ECD atual as seguintes condições devem ser atendidas:
- A ECD atual deve ter início no primeiro dia do ano ou do mês, isto é, o indicador do início do período (campo 0000.IND_SIT_INI_PER) é igual a 0,
e


- A ECD atual deve ser um livro principal, isto é, o indicador da forma da escrituração contábil (campo 0010.IND_ESC) é igual a "G",
"R" ou "B”. Isso implica que só se recupera a partir de um
livro principal, nunca auxiliar.


- A funcionalidade “Recuperar ECD Anterior” identifica e lista automaticamente as ECD existentes no banco de dados local do programa
validador (PVA) que são passíveis de recuperação.


Entretanto, pode acontecer que nenhuma ECD seja listada por não haver ECD passível de recuperação na base local do PVA. Para uma ECD anterior ser
listada para recuperação, as seguintes condições devem ser atendidas:


1 - A ECD atual e a ECD anterior devem possuir CNPJ iguais.

2 - A ECD atual e a ECD anterior devem possuir CNPJ de SCP iguais (campo 0000.COD_SCP), podendo ambos ser campos não preenchidos.

3 - A ECD anterior deve estar assinada.

4 - A ECD anterior e a atual devem corresponder ao mesmo tipo de livro, isto é, o indicador da forma da escrituração contábil (campo
0010.IND_ESC) da ECD anterior deve ser igual ao da ECD atual. Isso implica
que só se recuperam livros principais, nunca auxiliares.


Exemplo: Se a ECD atual for livro "G" e a ECD anterior livro "R", a ECD anterior não será listada para recuperação. A
informação da forma da escrituração contábil consta no campo 2 do registro
I010. Verifique as instruções de preenchimento do registro I010 no Manual da
ECD.


5 - O arquivo da ECD anterior deve ser o IMEDIATAMENTE ANTERIOR, isto é, sua data final deve ser um dia anterior à data inicial da ECD atual.

Exemplos:
Se a ECD atual é de 01/01/2019 a 31/01/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/12/2018.
Se a ECD atual é de 01/08/2019 a 31/12/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/07/2019.

RECUPERAÇÃO DE ECD A PARTIR DE UM ARQUIVO E ERROS QUE PODEM OCORRER

A funcionalidade “Recuperar ECD Anterior” normalmente recupera uma ECD existente na base local do programa validador (PVA). Essa é a opção
preferível. No entanto, a ECD anterior pode ter sido excluída da base local,
por exemplo, ou trata-se de uma nova instalação do PVA.


Assim, há a possibilidade de recuperar via arquivo (botão “Localizar”).
Para tal operação ser possível, o arquivo a ser recuperado da ECD anterior deve satisfazer as cinco condições listadas para a recuperação de
uma ECD na base local (itens 1 a 5 anteriores). É importante lembrar que, em
relação ao item 3, o arquivo da ECD deve estar assinado e não pode ter sido
alterado. Por exemplo, utilizar um editor de textos para editar o arquivo da
ECD anterior pode invalidar sua assinatura. Caso a assinatura não esteja
válida, o PVA emite um erro e não efetua a recuperação.


Também deve-se ter em mente que, ao se recuperar o arquivo da ECD anterior, este é importado pelo PVA e gravado no banco de dados local do
programa validador (PVA). Isso significa que, se houver uma ECD na base local
com a mesma identificação do arquivo de recuperação (CNPJ, CNPJ da SCP, tipo
do livro, período e natureza do livro, se auxiliar) ou o mesmo número do
livro (campo I030. NUM_ORD), o PVA não grava em cima da ECD na base, emitindo
um erro e não efetuando a recuperação.


Nesse caso, há duas possibilidades:

Pode-se efetuar a recuperação a partir da ECD existente na base local e não do arquivo caso este arquivo seja igual à ECD existente na base. Isso
quer dizer que não é necessário recuperar a partir do arquivo da ECD se a ECD
já está gravada na base local do PVA.


Mas pode ser que, por algum motivo, o arquivo da ECD a partir do qual se deseja recuperar seja diferente da ECD existente na base local, embora
tenha a mesma identificação, ou simplesmente seu número de ordem do livro
(campo I030. NUM_ORD) coincida com o número de ordem de qualquer outra
escrituração existente na base local. Nessa situação, é esperado que esse
arquivo da ECD esteja preservado em outro local de armazenamento e corresponda
ao efetivamente transmitido ao SPED. Nesse caso, para realizar a recuperação
deve-se excluir da base local a ECD que tenha a mesma identificação do
arquivo a ser recuperado (mesmos CNPJ, CNPJ da SCP, tipo do livro, período e
natureza do livro, se auxiliar) ou tenha o mesmo número de ordem do livro
(campo I030. NUM_ORD). Antes de se efetuar a exclusão, é recomendado realizar
uma cópia de segurança.


CRÍTICA DE TRANSMISSÃO RELATIVA À ECD RECUPERADA

No momento da transmissão, verifica-se se a ECD anterior recuperada coincide com a ECD anterior existente na base do SPED. A verificação é
realizada comparando-se o HASH da escrituração recuperada e o HASH da
escrituração anterior existente na base do SPED. Se os HASH forem desiguais,
um erro é emitido e não é possível efetuar a transmissão.

No entanto, essa verificação só é realizada se certas condições forem atendidas. Essas condições, que correspondem basicamente às mesmas condições
que permitiram a recuperação no programa validador (PVA), são:


A ECD atual sendo transmitida deve ter início no primeiro dia do ano ou do mês, isto é, o indicador do início do período (campo
0000.IND_SIT_INI_PER) é igual a 0,


A ECD atual sendo transmitida deve ser um livro principal, isto é, o indicador da forma da escrituração contábil (campo 0010.IND_ESC) é igual a
"G", "R" ou "B”, e Deve existir uma ECD
anteriormente transmitida ao SPED em que


- O CNPJ seja igual ao CNPJ da ECD atual sendo transmitida,

- O CNPJ de SCP (campo 0000.COD_SCP) seja igual ao CNPJ de SCP da ECD atual sendo transmitida (ou ambos sejam campos não preenchidos),

- A data final seja um dia anterior à data inicial da ECD atual sendo transmitida, e

- O indicador da forma da escrituração contábil (0010.IND_ESC) seja igual ao da ECD atual sendo transmitida.

Espero ter ajudado no meu caso foi validade com sucesso.



 




Caso seu problema não tenha sido resolvido ou você queira adicionar um comentário
ou resposta, utilize o link abaixo:
http://www.sescon.org.br/site/index.php?id_ouvidoria=7973




 


[/table]

Jussara Moreira

Jussara Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 28 abril 2020 | 10:13

Bom dia! Muito obrigada!!

  Tudo bem? Consegui resolver da seguinte forma.. exclui o arquivo de 2018 e 2019 do PVA, importei a copia de segurança de 2018 para o PVA , gerei um arquivo txt de 2018, depois importei o arquivo de 2019 para o PVA , dai conseguir recuperar a ECD anterior , validei e os erros desapareceram.... não dá pra entender 

MARCELO SEITSI OKUMOTO

Marcelo Seitsi Okumoto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 11:59

Lucilena Dian Lucilena Dian , bom dia! Também faço uso da Prosoft e os mesmos ainda não deram retorno pra corrigir o registro J150 na geração do arquivo SPED CONTABIL relatórios mod. I e mod. II "em análise". Gostaria de saber como fez a correção da parametrização da DRE para ser aplicada de uma só vez em todas empresas na geração do arquivo. Meu e-mail é @Oculto 

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.