x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.774

adiantamento de cliente

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:16

uma boa tarde a todos,

estou contalizando uma empresa , que alguns clientes dão adiantamento, eu faço o seguinte lançamento D bco. C adiant.Cliente, a pergunta que faço é : até quando que eu posso manter esses valores pendentes, eu posso transferir de um exercicio pra outro ? essa conta estara sempre com valores nunca zera? pq pra alguns a empresa emite nf já pra outros não
quando ela emite nf eu lanço na cta.adiant.cliente (dando baixa no adiant.) mas e pra outros que ela não emitiu nota ?
como faço ?
muito grato

Juliana de Oliveira Alves

Juliana de Oliveira Alves

Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:43

Boa Tarde Natalício:

Se a pendência ultrapassar o exercício de 12 meses, o correto seria contabilizar em uma conta pertencente ao grupo Exigível a longo Prazo. Se é prática usual deste cliente receber adiantamentos, esta conta sempre terá saldo. Se o depósito efetuado no banco foi decorrente da atividade fim da empresa, ela deverá sim emitir nota fiscal, caso não contrário estaria sonegando.

Espero ter ajudado...um abraço...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 22:37

Boa noite,

Sem entrar no mérito da questão discutida,

a exigibilidade só será considerada a longo prazo (Passivo Não Circulante) quando o vencimento se der depois do término do ano-calendário subsequente ao atual. Não após transcorridos doze meses.

Nestes termos, uma exigibilidade criada em FEV/2010 só será considerada a longo prazo se seu vencimento se der após 31/DEZ/2011.

...

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2010 | 14:44

boa tarde a todos,
obrigado Juliana,abrigado Saulo.

Nota da Moderação
Texto editado para suprimir a parte que repetia outra dúvida, pois, conforme as Regras do Fórum, não é permitido repetir a mesma pergunta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade