Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.996

leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 11:58

Prezados Colegas, boa tarde!
Peço uma ajuda se possível. Preciso emitir uma DECORE para um MEI, no valor de R$4.600,00, porém tenho algumas dúvidas:

Li a respeito da documentação comprobatória para envio da DECORE pelo MEI. Minha dúvida seria a respeito da natureza do rendimento, se eu colocaria na DECORE pró-labore, pois estou em dúvida se o MEI pode ter uma retirada nesse valor.
Sendo possível uma retirada nesse valor, gostaria de saber se é necessário o recolhimento do carnê leão.

Obrigada

Leila
RAFAEL CARVALHO

Rafael Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 9 fevereiro 2020 | 08:10

oi Bom dia,

As opções de comprovação de documentos para emissão de decore para o MEI nesse seu caso são as seguintes:
Cópia das Notas emitidas: Caso o MEI tenha emitido as notas fiscais e que somem o valor desejado você pode anexa-las.
Livro Caixa: No carnê leão você pode inserir a renda de R$4.800,00, porém vc tem que se atentar ao I.R., pois o MEI tem limite de isenção. Considerando a receita bruta: 8% – Para comércio, indústria e transporte de carga, 16% – Para transporte de passageiros, 32% – Para serviços em geral, (Igual como é feito a DIRPF), o que exceder vc calcula como rendimento tributável e emite o DARF.

Rafael Carvalho - Contador

Avancce Consultoria Contábil e Escritório Virtual Ltda
Administração de Ativos Financeiros e Imóveis
E-mail: [email protected]
https://www.instagram.com/avancce.cont/?hl=pt-br

Salvador-Bahia-Brasil
Rafael Góis

Rafael Góis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 9 fevereiro 2020 | 10:44

Bom dia, Leila
Pelo que entendi está tudo Ok.
O MEI precisa está dentro do limite de faturamento 81 mil, ou seja, mensal 6.750,00.

Lembrando de não misturar orçamento da empresa com o pessoal. Sobre carnê leão, basta se atentar aos livros e as regras do MEI sobre IR;

O MEI emite um boleto que é pago todo mês que já está incluso alguns tributos e contribuições.




At.te

Rafael Góis
Contador Autônomo (R@Oculto)

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 9 fevereiro 2020 | 12:01

Amigo, a possibilidade de emitir um decore para o MEI É COMPLICADÍSSIMO, mesmo que se pague bem o risco de o conselho te chamar para comprovar é altíssimo, então deve se atentar se vale a pena correr o risco de perder o seu CRC nesse trabalho

no caso de o MEI ter contabilidade comprovada e idônea digo isso pois deve ser avaliar não só a forma, tipo ele tem todos os meses uma nota emitida no valor de 6750 que é o limite, mas teria que analisar se de fato há essa prestação, venda, se caso tenha ou vc venha a fazer realmente o lucro apurado pode ser distribuído como rendimento isento, caso não tenha terá que seguir os percentuais mencionado pelo Rafael.

eu te recomendaria não fazer, porque eu não faria

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.