x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.646

Empréstimos a Sócios

Daila Leoni de Macedo

Daila Leoni de Macedo

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Tributos
há 15 anos Sábado | 6 fevereiro 2010 | 18:21

Boa Noite,

Tenho uma empresa no simples, porem não foi recolhido nenhum imposto, contudo existe um lucro de 100.000,00, também os sócios vivem desta empresa. Sei qu pelo principio da entidade tudo deveria ser separado, mas sabemos da dificuldade disso. Qual a melhor maneira de declarar isso? Poderia ser m empréstimo da empresa para pessoa fisica, sendo isso quais os impostos acarretaria?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 7 fevereiro 2010 | 10:35

Bom dia Daila,

A empresa não pode distribuir lucros e (por analogia) emprestar dinheiro se está em débito com a Fazenda Nacional.

Nestes casos os sócios não podem retirar mais do que o pró-labore, mesmo que a empresa tenha disponibilidades suficientes para distribuir eventuais lucros.

Não existe "melhor maneira" de declarar o fato, o que existe é a "única maneira", ou seja, celebre Contratos de Mútuo entre a empresa e os sócios e não distribua lucros.

Registre os Contratos, reúna-se com os interessados e diga-lhe da necessidade de fazerem constar em suas DIRPFs os empréstimos tomados e de liquidarem os débitos (Simples Nacional) antes que a Receita Federal exclua (de ofício) a empresa do sistema.

Se não houver disposição para regularizar a empresa, provoque a rescisão do Contrato de Prestação de Serviços certa de que estará evitando futuros dissabores.

...


Daila Leoni de Macedo

Daila Leoni de Macedo

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Tributos
há 15 anos Domingo | 7 fevereiro 2010 | 12:53

Boa Tarde,

Obrigada, Saulo pela resposta.

Já tinha na minha cabeça isso, contudo é a empresa do meu pai, ja efetuaram pagamento de partedo ano passado e existe o interesse em regularizar bem como declarar na pessoa fisica via contrato de mutuo (destacando IR e IOF na empresa), alem de recolher os encargos pertinentes a pessoa fisica.

Se eu como contadora, efetuar os registros corrtemente os registros e ocorrer o pagamento desses impostos não acrretaria problemas para nosso escritório certo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 7 fevereiro 2010 | 15:43

Boa tarde Daila,

Correto!.

Você tem a solução e (melhor) a capacidade para pô-la em prática.

Se precisar de ajuda, conte conosco.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade