Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.331

CONTABILIZAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DIRETAS AO SENAI E SESI

Reginaldo Lima

Reginaldo Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Domingo | 9 fevereiro 2020 | 13:12

Olá amigos da área contábil. Hoje temos a opção do recolhimento direto a entidades como SESI e SENAI, dentro desse aspecto os valores não mais entram na GUIA INSS, ( INCRA/SENAI/SESI,SEBRAE ) referente ao que se esta recolhendo em guia separada. A empresa apura uma diferença a menor recolhendo direto para o SESI e SENAI, mas esta diferença tem que ser investida internamente ( empresa ) em cursos para os funcionários. Alguém sabe como CONTABILIZAR este controle ?
Quais as contrapartidas das contas ( SESI A RECOLHER - SENAI A RECOLHER ) e como controlar os créditos com os valores dos cursos ?

Reginaldo Lima

Reginaldo Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 10:29

Bom dia Leandro.
Na guia de GPS-INSS hoje atualizada como DCTF-WEB, temos os valores recolhidos para o SESI/SENAI/SEBRAE e outros, certo ?
Esta é a forma mais comum do recolhimento. Algumas indústrias estão aderindo o Recolhimento Direto para o SESI e para o SENAI.
Isto porque o INSS demora mais tempo pra repassar os valores para estas entidades. No Recolhimento direto o valor da GUIA de Recolhimento é menor, no entanto, a diferença tem que ser aplicada em cursos e treinamentos internos.
Exemplo : SESI recolhe 1,5% sobre a Folha de Pagamento da empresa ( Normalmente ) Se recolhido direto os cálculos mudam.
Digamos uma Folha de pagamento no valor de R$ 300.000,00.  Teríamos (1,5% = 4.500,00 Contribuição SESI ) Se for recolher diretamente em guia separada da GPS, Calcula-se  4.500,00 . 3,5% = R$ 157,50 ( Valor do Subsídio = Crédito ).  Esse valor de credito a empresa deve investir em cursos para seus funcionários.  
Eu resolvi da seguinte forma :
D-CONTRIB. DIRETA SESI
C-SESI A RECOLHER                   4.342,50

D-CONTRIB. DIRETA SESI
C- CRÉDITO INCENTIVO SESI       157,50

D-CURSOS INCENTIVADOS SESI
C- BANCOS                                     157,50

D-CREDITO INCENTIVO SESI
C-CURSOS INCENTIVADOS          157,50

Resolvi da minha forma de entendimento, não encontrei o assunto em outras pesquisas.
Abraço, se tiver algum comentário, é bem vindo.

LEANDRO JOSÉ TRINDADE

Leandro José Trindade

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 13:22

Entendi. Acredito que seja isto mesmo!!
estive olhando sobre isto, e tem que tomar cuidado sobre o uso deste valores dentro do período correto, além de uma prestação de contas. 
Eles (governo) não dão nada de graça meu amigo. Porém o uso fica a critério da empresa, o que julgo justo, considerando que a ela mais do ninguém conhece suas áreas a serem aprimoradas.

Reginaldo Lima

Reginaldo Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 16:11


Boa tarde, meu amigo.
É como você disse...teria uma vantagem para a empresa se no mínimo houvessem cursos grátis ou com descontos, as entidades passam a receber a contribuição em menos tempo, mas a empresa troca 6 por meia dúzia. E ainda tem que prestar contas entre
cursos realizados e o crédito de incentivo. Tudo bem que cursos são bem vindos, Mas também no momento oportuno, e não com a obrigação continua de sempre estar realizando.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.