Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 102

Imposto de Renda - Compra/Venda Imóvel

Rita Honorato

Rita Honorato

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 09:08

Bom dia,

Sou estudante de Contabilidade e estou com a seguinte dúvida pessoal:

Minha irmã possui um imóvel e está efetuando a aquisição de um novo. O antigo será parte do pagamento e o saldo será pago com financiamento bancário. 

Quando ela foi efetuar a visita do imóvel, o corretor informou que ela poderia pegar um valor maior como financiamento bancário para as devidas reformas, além da diferença entre os imóveis, e esse valor poderia ser devolvido pelo proprietário.

O que acontece é que o proprietário está alegando que se ele efetuar a devolução dessa diferença ele terá que pagar 15% de imposto de renda, pois será apuração de lucro sobre a venda do imóvel, porém na realidade não é lucro, pois esse valor será um repasse para reforma. 

Gostaria de saber qual a o forma que o proprietário deve declarar esse valor, como seria essa tributação. Além disso, como minha irmã deverá declarar também. Com a forma mais correta de justificar essa transação e com menor tributação.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.