Caio Branco
Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal Boa tarde caros colegas,
Gostaria de saber se posso utilizar outras taxas e prazos para depreciação sem ser aquelas estabelecidas pela Receita Federal?
Att,
respostas 3
acessos 116
Caio Branco
Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal Boa tarde caros colegas,
Gostaria de saber se posso utilizar outras taxas e prazos para depreciação sem ser aquelas estabelecidas pela Receita Federal?
Att,
Edmar Oliveira Andrade Filho
Ouro DIVISÃO 2, Contador(a) Caio,
Para fins contábeis você deve utilizar as taxas de acordo com a vida útil estimada. Veja o que diz o Pronunciamento Técnico CPC 27:
50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.
57. A vida útil de um ativo é definida em termos da utilidade esperada do ativo para a entidade. A política de gestão de ativos da entidade pode considerar a alienação de ativos após um período determinado ou após o consumo de uma proporção específica de benefícios econômicos futuros incorporados no ativo. Por isso, a vida útil de um ativo pode ser menor do que a sua vida econômica. A estimativa da vida útil do ativo é uma questão de julgamento baseado na experiência da entidade com ativos semelhantes.
Caio Branco
Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal Bom dia Edmar,
Pelo oque entendi para fins contábeis eu devo utilizar as taxas e prazos estabelecidos pela Receita Federal, porem para fins de informações internas na empresa posso "estipular" prazos e taxas de acordo com o uso de um equipamento por exemplo?
Edmar Oliveira Andrade Filho
Ouro DIVISÃO 2, Contador(a) Caio,
O que disse acima é para ser adotado nos registros contábeis. As taxas da Receita Federal são para cálculo dos tributos (IRPJ e CSL); logo, a entidade deve adotar ambas as normas - para fins contábeis - e, para fins fiscais. Se houver diferenças de taxas, deve ela fazer os devidos ajustes no E-Lalur e e-Lacs. Não será feito ajuste algum se as taxas contábeis forem iguais às taxas fiscais. Observe que a obrigação de fazer os ajustes só existe para quem está no regime do lucro real, e, por isso, utiliza o e-lalur e o e-lacs.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.