x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.848

DESPESAS TÍPICAS DO MEI

EDUARDO GOMES

Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Industrial
há 4 anos Domingo | 16 fevereiro 2020 | 10:20

Bom dia !

Me tornei MEI a pouco tempo, e gostaria de saber quais são as despesas típicas (quais comprovantes pegar/guardar) que posso abater da minha prestação de serviço. Meu CNAE é 85.99-6/04
- despesas com almoço?
- compra no supermercado ?
- combustível?
- peças do veículo que uso no trabalho?
- farmácia ?

algum outro? alguma fonte na internet que possa me detalhar mais isso?
Não obtive em pesquisa na internet nenhuma informação detalhada sobre isso e peço a ajuda do pessoal bem mais capacitado nessa informação.

No aguardo e obrigado.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 16 fevereiro 2020 | 17:50

Eduardo Gomes, boa tarde!

Abater em relação a que necessariamente? Se for impostos não há. Afinal o MEI não paga sobre o faturamento. E sim uma contribuição fixa mensal de acordo com sua atividade.

As despesas servem para comprovação dos valores recebidos e fazer contabilidade/livro caixa. Mas não necessariamente abatem alguma coisa.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
EDUARDO GOMES

Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Industrial
há 4 anos Domingo | 16 fevereiro 2020 | 20:53

Danilo,
obrigado pela sua rápida resposta.
Acho que me expressei mal quando disse "abater". Deveria ter dito "pagar" com o CNPJ da empresa e pedir NF para comprovação futura se necessário.
O DAS eu pago religiosamente, deixo agendado vários meses. Essa até agora é a unica despesa que pago.
O que recebo transfiro quase a totalidade para minha conta física. Tenho aberta uma conta PJ onde debito as passagens de pedágio direto nesta conta. E só.
Imagino que as despesas típicas de um consultor de treinamento gerencial possam compor os gastos habituais de uma empresa deste tipo e diminuem parte dos ganhos pagos pelos clientes. Ao invés de transferir.
Por isso me referi a:
- gastos com combustível
- gastos com refeição
- gastos com livros
- ...

 oque mais seria possível pagar com meu CNPJ e não ter qualquer problema futuro?

Obrigado Danilo e sucesso prá vc!!!

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2020 | 07:33

não existe uma regra geral, tudo que vc comprovar que foi gasto em decorrencia do seu trabalho é sim passivel de registro no seu CNPJ, agora em relação a imposto de renda, vc precisa verificar com cuidado.
ex: faturou 60 mil em 20xx, se vc manter contabilidade todo o lucro vc poderá transferir para a pessoa fisica (vc), caso não tenha contabilidade só pode transferir 32% desse valor a titulo de distribuição isento de imposto de renda, caso queira transferir mais, será declarado como tributado e caso ultrapasse o limite anual pagará IR

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.