x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.049

Passo a passo para iniciar contabilidade Simples Nacional

jessica pereira alves

Jessica Pereira Alves

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 09:15

Pessoal, estou para começar a prestar serviços para um cliente que é do simples nacional.
Porém não tenho nenhum sistema, e gostaria de saber se a principio é preciso ter sistema, baixei aquele gratuito CALIMA.
Ele é um prestador de serviços,  de banho e tosa em animais domésticos, e emite notas na prefeitura.
Quais são as obrigações mensais e anuais que precisam ser entregues ? E qual o passo a passo para começar a escrituração fiscal e contábil depois da consolidação da empresa no órgão e a solicitação no simples nacional.   Poderiam me dar um norte ?Sou recém formada e agradeço sempre a ajuda que recebo de todos vocês!!

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 09:56

Fiz uma pesquisa básica no site de uma consultoria, a resposta foi:

"Optante Simples Nacional: As obrigações acessórias aplicáveis às empresas optantes pelo Simples Nacional são determinadas de forma especifica para este regime tributário. Sendo assim, a Pessoa Jurídica enquadrada neste regime está sujeita a apresentação de uma quantidade menor de obrigações acessórias, quando comparada ás Pessoas Jurídicas em geral.

As obrigações acessórias indicadas nesta ferramenta considera a atividade explorada, a previsão expressa na Legislação e as orientações publicadas pela Receita Federal do Brasil, no entanto não esgota a obrigatoriedade da apresentação de outras obrigações, devendo ocorrer a análise de cada caso.
 Obrigações:
EFD-Reinf
Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME)
DEFIS
DIRF
ECD"

Mas é melhor você consultar, pode ser que precise de mais alguma. 

Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal