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empresa prestadora de serviços pelo simples nacional X despesas X custos

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 23 fevereiro 2020 | 12:55

boa tarde a todos, gostaria da ajuda dos colegas com relação a correta contabilização das despesas e custos de uma prestadora de serviços pelo simples nacional.

1- é obrigatório a contabilização separada das despesas e custos ?

2- tenho que alocar separadamente todos os gastos que estão diretamente e indiretamente relacionadas com o serviço prestado?

3- caso na prestação de um determinado serviço, onde será necessário contratação de serviços de terceiros, estas despesas ou custos como serão contabilizadas ate a entrega do serviço?

se alguém tiver algum material, orientações quanto a contabilização eu agradeço.

obrigado

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 5 março 2020 | 11:08

Edson,

1- é obrigatório a contabilização separada das despesas e custos ?
A contabilização por custos reflete com maior exatidão a operação da empresa, além de ser uma ótima ferramenta gerencial para avaliar a eficiência e formação do preço. Recomenda-se que toda escrituração contábil faça a segregação entre despesas e custos.

2- tenho que alocar separadamente todos os gastos que estão diretamente e indiretamente relacionadas com o serviço prestado?
Sim, todos os gastos incorridos na prestação de serviços devem ser contabilizados em custos.

3- caso na prestação de um determinado serviço, onde será necessário contratação de serviços de terceiros, estas despesas ou custos como serão contabilizadas ate a entrega do serviço?
Pode-se criar uma conta em Ativo denominada Serviços em Andamento. Quando da entrega do serviço, reconheça esse gasto em custo.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
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* Legalização de empresas;
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Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 20 semanas Segunda-Feira | 30 novembro 2020 | 10:30

para um contador temos a obrigação em atender a legislação com relação aos registros, informações,etc...contábeis.

e para nossos clientes fornecer o máximo de informações pra que ele tenha conhecimento de como sua empresa esta.

mas, tem alguns clientes que não nos informa, separadamente o que é custo e despesas.

para uma empresa do simples, existe "penalidades" em que não se faça a separação de custos e despesas, isto lançando/contabilizando tudo como despesa?

para o fisco não haverá sonegação, pagamento de tributos a menor, etc...pois a base de calculo é o faturamento (nfs emitidas).

já fiz visitas em alguns escritórios, e os mesmos me informaram que devido ao $$$,  o cliente não quer investir em um sistema de custo, eles(escritório) contabilizam em  contas de despesas os valores gastos.

alguém poderia dar sugestões, opiniões, conselhos, alguma ajuda em como proceder nestes casos?

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