x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 46

Ref. pessoa física quer comprar um imóvel querendo transformar em PJ

Cassio Eli Dias Silva

Cassio Eli Dias Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2020 | 15:08

Caros colegas

Boa tarde, 

Eu me chamo Cássio Eli Dias Silva, sou formado em nível médio em técnico em contabilidade,  
comecei a fazer declaração de imposto de renda pessoa física de alguns anos para cá e a minha
dúvida seria o seguinte: Tem um casal que fez declaração de saída definitiva em 2017 e venderam
o apartamento anterior por 1.550.000,00 e 90.000,00 foi pago em corretagem e sobre esse valor 
eles querem pagar o Gcap (ganhos de capital) integral. 
Ele quer comprar um novo apartamento em 935.000,00 e considera faze-lo via Pessoa Jurídica da empresa 
dele transformando-a em uma patrimonial. Para isso ele falou que pretende fazer um contrato mútuo 
nesse valor ao invés de fazer aporte de capital. Ele quer saber o seguinte:
1º) qual o valor e até quando pagar o ganhos de capital?
2º) qual o impacto sobe o custo/tributação da empresa dele (a qual cessaria qualquer outra atividade e mudaria 
seu objeto social? ).
3º) caso o imóvel venha a ser alugado, como aproveitar o efeito mútuo acima mais a depreciação para atenuar tributação
sobre resultado?
4º) no futuro, em caso de vendas do imóvel qual seria a tributação aplicável? 

Desde já, agradeço.

Atenciosamente

Cássio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.