x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.880

Autonômo ou Sociedade Unipessoal

Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2020 | 19:47

Pessoal Boa noite

Preciso de uma informação dos amigos (as).
Me formei recentemente e pretendo começar a prestar serviços contábeis.
Observei que a atividade de contador não é mais permitido  no MEI. Então pesquisando, vi que umas das formas de atuação é como autônomo e outra opção é a Sociedade Empresaria Unipessoal.
Aos amigos que começaram recentemente, visto que de inicio vou trabalhar só, o que vocês optaram?
 
pesquisando no fórum encontrei alguns tópicos do tipo, porém não são recentes.
e também enviei mensagem para o CRC perguntando se no estado de São Paulo é permitido prestar serviços de contabilidade como autônomo, e estou aguardando respostas.

Agradeço desde já.

Att
Gisele Reatti

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2020 | 22:31

Gisele, boa noite.

Particularmente, não sou apreciador de atividades prestacionais de serviços como autônoma, notadamente a de contabilidade.

A começar pelos honorários, onde como autônoma teria que reter 11% da sua RPA. Estaria sujeita a tributação da tabela progressiva do Imposto de Renda, que pode chegar aos 27,50%, etc, etc.

Já como sociedade unipessoal contribuinte parece dar maior credibilidade ao negócio ao utilizar um CNPJ, pagar imposto menor pelo simples nacional, bem como maior organização documental, além da independência entre a PJ e PF.

Unipessoal, seguramente, minha colega!!!

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 09:48

Bom dia
Então, fiz essa mesma pergunta no CRC e me aconselharam a abrir CNPJ como Empresário Individual.
Segundo eles  como empresário Individual não será necessário pagar 2 anuidades do CRC ( Contador e do escritório) e terei um CNPJ. Hugo Ribeiro

Obrigada pela atenção 
Att
Gisele Reatti

Lucineia Nogueira

Lucineia Nogueira

Bronze DIVISÃO 4
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 11:10

Olá. 

Também estou na mesma situação entre Empreendedor Individual e Sociedade Unilateral.... Você já conseguiu se decidir?

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.