x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 10.089

EMPRÉSTIMO CURTO E LONGO PRAZO

Visitante não registrado

há 5 anos Domingo | 1 março 2020 | 19:53

Boa noite! Uma empresa fez um empréstimo em 09/2019 dividido em 24 meses. Eu entendo como curto prazo todas as parcelas dentro do período de 12 meses (09/2019 a 09/2020), mas me falaram que, nesse caso, são considerados como CP 15 meses (09/2019 à 12/2020). De fato, eu já li que é o correto considerar os 15 meses, mas não lembro o porquê. Alguém poderia me ajudar, por favor? Obrigado!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Domingo | 1 março 2020 | 20:36

Helry, boa noite.

De fato, deverá considerar no Curto Prazo, parcelas vencíveis até o término do exercício seguinte.
Em se tratando de contratos de 2019, deverá considerar (o CP) até 31/12/2020, conforme as corretas orientações que recebeu.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Visitante não registrado

há 5 anos Domingo | 1 março 2020 | 22:38

Boa noite, Hugo. Obrigado pelo seu feedback. Mas eu ainda não entendi porque considerar 15 parcelas como CP ao invés de 12 parcelas. Poderia me dar uma explicação mais detalhada, por favor?
Atte.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 22:06

Helry, 

É por conta do término do exercício social (ano) seguinte de acordo com o ciclo operacional da empresa que na maioria é de 12 meses.  
Então você tem que respeitar o ciclo da empresa ou seja em 31/12/2020 e não das parcelas pagas do empréstimo. 

Lembrando caso a empresa possua um ciclo operacional maior do que o período de 12 meses, a classificação como curto ou longo prazo terá por base o prazo do ciclo correspondente.

Sucesso e bom trabalho. 

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

Visitante não registrado

há 5 anos Terça-Feira | 3 março 2020 | 08:06

Ah, agora, eu entendi. Muito obrigado pela atenção, Renato!
Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade