x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 165

Dúvida IRPF 2020 - compra e venda de veículo

Mariana Cazella

Mariana Cazella

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 5 março 2020 | 14:07

Olá, meu marido comprou um carro em 2019, financiado. A entrada porém foi dada através de um outro carro que ele tinha, porém não estava no nome dele, e sim do seu pai, ou seja, meu sogro deu o carro dele como entrada na compra do carro do seu filho.
Não sabemos como declarar essa compra e venda, no caso o carro do meu sogro entra como doação ao meu marido e a depois como venda ao estacionamento?
Se alguém puder me ajudar agradeço.

JAILSON SOARES CAMPELO

Jailson Soares Campelo

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 5 março 2020 | 14:50

Olá,

Os lançamentos no programa da DIRPF, tem por base documentos oficiais, nesse caso não é possível declarar que o carro foi doado para seu esposo, uma vez que não houve transferência de propriedade para o mesmo. Entretanto  temos outra situação, embora o automóvel não foi doado, o valor do bem sim, neste caso, tanto o doador (seu sogro) como o comprador (seu esposo), tem a obrigatoriedade de lançar no DIRPF que um fez a doação e o outro recebeu.

Já o seu sogro, além da doação tem que informar a venda do veiculo para o estacionamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade