Drl
Iniciante DIVISÃO 4 , Pesquisador(a)Prezados amigos foristas, boa noite.
Embora não costume posta absolutamente nada no fórum, sou um leitor assíduo e tenho aprendido muito com a comunidade. Resolvi fazer essa postagem pois não encontrei uma resposta adequada a minha dúvida.
Sou um dos proprietários de um varejo de moda exclusivamente online e este ano começamos a estruturar melhor as nossas contas e rotinas contábeis. Temos algumas situações específicos, como trocas, devoluções, estornos diretos e chargebacks que me causam um pouco de confusão no momento de preencher as informações do DRE. Darei alguns exemplos abaixo:
Cenário 1 - o cliente solicita uma troca e opta por receber uma nova peça em tamanho maior, por exemplo. Ao receber a peça em nossa empresa, fazemos a nota de entrada da mercadoria. No DRE eu colocaria o valor da devolução em "Deduções - devolução de vendas";
Cenário 2 - outro cliente solicita a devolução do produto. Ao receber a peça em nossa empresa, fazemos a nota de entrada da mercadoria e colocamos o valor da devolução em "Deduções - devolução de vendas". Diferentemente do caso anterior, o cliente deseja o estorno do valor pago pelo pedido no cartão de crédito. Onde eu colocaria essa valor estornado no DRE? Em "Deduções", mas em um subtópico "Estornos" ou em outro local?
Cenário 3 - um pedido fraudulento é aprovado pelo sistema antifraude e acaba sendo entregue ao criminoso. O valor total da compra é estornado (chargeback). Eu também lançaria esse valor em "Deduções" no DRE ou seria mais adequado em outra parte da estrutura?
Perdoem-me pela mensagem extensa. Muito obrigado pela atenção.