x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 863

Onde lançar cashbacks no DRE?

DRL

Drl

Iniciante DIVISÃO 4, Pesquisador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 18:57

Prezados amigos foristas, boa noite.

Embora não costume posta absolutamente nada no fórum, sou um leitor assíduo e tenho aprendido muito com a comunidade. Resolvi fazer essa postagem pois não encontrei uma resposta adequada a minha dúvida.

Sou um dos proprietários de um varejo de moda exclusivamente online e este ano começamos a estruturar melhor as nossas contas e rotinas contábeis. Temos algumas situações específicos, como trocas, devoluções, estornos diretos e chargebacks que me causam um pouco de confusão no momento de preencher as informações do DRE. Darei alguns exemplos abaixo:

Cenário 1 - o cliente solicita uma troca e opta por receber uma nova peça em tamanho maior, por exemplo. Ao receber a peça em nossa empresa, fazemos a nota de entrada da mercadoria. No DRE eu colocaria o valor da devolução em "Deduções - devolução de vendas";

Cenário 2 - outro cliente solicita a devolução do produto. Ao receber a peça em nossa empresa, fazemos a nota de entrada da mercadoria e colocamos o valor da devolução em "Deduções - devolução de vendas". Diferentemente do caso anterior, o cliente deseja o estorno do valor pago pelo pedido no cartão de crédito. Onde eu colocaria essa valor estornado no DRE? Em "Deduções", mas em um subtópico "Estornos" ou em outro local?  

Cenário 3 - um pedido fraudulento é aprovado pelo sistema antifraude e acaba sendo entregue ao criminoso. O valor total da compra é estornado (chargeback). Eu também lançaria esse valor em "Deduções" no DRE ou seria mais adequado em outra parte da estrutura?

Perdoem-me pela mensagem extensa. Muito obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.