Igor Emamuel
Iniciante DIVISÃO 2 , Médico(a)Olá, prezados!
Sou médico e não tenho conhecimentos de contabilidade, mas tenho uma dúvida sobre a seguinte situação. Fiz um curso sobre educação financeira e foi discutido precipitação de serviços na ocasião. Ocorre que foi discutida a diferença entre custos x despesas.
Fiquei bastante em dúvida no meu caso, pois eu apenas faço atendimentos, sem quaisquer procedimentos. A minha secretária marca as consultas e ganha comissão por cada agendamento. Entendo que a mesma não está implicada no processo produtivo diretamente, então estes custos seriam despesas, correto?
Sempre fico em dúvida sobe o que seriam, de fato, os meus custos, tendo em vista que para fazer atendimentos basicamente o que preciso é papel para imprimir as receitas, a tinta da impressora (a tinta da caneta para assinar também) e energia para funcionamento da luz e do ar-condicionado. Estes itens todos seriam custos?
E todo o resto (p.ex: o cafezinho; a água mineral servida), entram como despesas? Sempre tenho dificuldade de discriminar...
De antemão obrigado,
Igor Emanuel