x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 715

Custos x Despesas na prestação de serviços médicos

Igor Emamuel

Igor Emamuel

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 março 2020 | 17:42

Olá, prezados! 

Sou médico e não tenho conhecimentos de contabilidade, mas tenho uma dúvida sobre a seguinte situação. Fiz um curso sobre educação financeira e foi discutido precipitação de serviços na ocasião. Ocorre que foi discutida a diferença entre custos x despesas.

Fiquei bastante em dúvida no meu caso, pois eu apenas faço atendimentos, sem quaisquer procedimentos. A minha secretária marca as consultas e ganha comissão por cada agendamento. Entendo que a mesma não está implicada no processo produtivo diretamente, então estes custos seriam despesas, correto? 

Sempre fico em dúvida sobe o que seriam, de fato, os meus custos, tendo em vista que para fazer atendimentos basicamente o que preciso é papel para imprimir as receitas, a tinta da impressora (a tinta da caneta para assinar também) e energia para funcionamento da luz e do ar-condicionado. Estes itens todos seriam custos? 

E todo o resto (p.ex: o cafezinho; a água mineral servida), entram como despesas? Sempre tenho dificuldade de discriminar...


De antemão obrigado, 

Igor Emanuel

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 12:22

Igor,

Respondendo:

A minha secretária marca as consultas e ganha comissão por cada agendamento. Entendo que a mesma não está implicada no processo produtivo diretamente, então estes custos seriam despesas, correto? 
Contabilmente ela é classificada como uma Despesa de Venda, pois não caracteriza ainda nesse momento a prestação dos serviços médicos.

Sempre fico em dúvida sobe o que seriam, de fato, os meus custos, tendo em vista que para fazer atendimentos basicamente o que preciso é papel para imprimir as receitas, a tinta da impressora (a tinta da caneta para assinar também) e energia para funcionamento da luz e do ar-condicionado. Estes itens todos seriam custos? 

E todo o resto (p.ex: o cafezinho; a água mineral servida), entram como despesas? Sempre tenho dificuldade de discriminar...
Custos seriam todos os gastos incorridos na prestação dos seus serviços médicos. No seu caso a energia elétrica do consultório, a depreciação dos equipamentos usados na prestação de serviços, pois sem esses gastos, a prestação de serviços não se realizaria. 

O cafezinho, a água, o salário de um zelador/copeiro, entrariam como despesas.

Sugiro que se reúna com seu contador para massificação deste entendimento, muito necessário para a correta precificação dos serviços.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.