x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.277

Notas de venda X cartoes de crédito

SANDRO

Sandro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 23:38

caros colegas, comecei a fazer a contabilidade de uma empresa agora ao final de 2009 e ao solicitar o movm do ano ao antigo contador, foi-me informado que nao havia lancamentos/execução da contabilidade em si, pois somente era feito o DAS e pronto. Corrigindo, foi feito sim, o sintegra qdo pedi o serviço à ele. Portanto estou encontrando dificuldades quanto ao fechamento no extrato bancario, pois, nao adotavam procedimentos, ou seja, cada venda no cartao, anexar comprovante à nota, ou seja, vendia-se no cartao e nao era gerada nota fiscal, faziam transferencias entre contas (a conta fisica e conta juridica trabalhavam igualmente, uma pagava conta da outra), cheques depositados na conta da empresa que nao se sabe de onde veio(se da Fisica ou Juridica), compras com cheque que nao batem vlrs...(incrivel)
Pergunto: como fazer isso tudo fechar, pois os vlrs no extrato nao confere com os das notas. Hj tenho extrato do ano inteiro para lançar sem quaisquer informação casada.
ALguns exemplos: transferencias para terceiros; credito de cartoes; chqs compensados e depositados....
Talvez minha duvida seja simples para muitos, mas devido a eu estar atuando na area a pouco tempo e ter uma breve experiencia de trabalho contabil, fica meio complicado.
agradeço pela força desde jah.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 13 fevereiro 2010 | 18:58

Boa tarde Sandro,

Certamente você deve ter celebrado um Contrato de Prestação de Seviços Contábeis com a empresa em questão. Neste contrato está clara a data de início de sua responsabilidade pela contabilidade em questão.

Faça-o valer, isto é, exija do contador que o antecedeu o Termo de Transferência de Contabilidade que deve ser assinado por ele, pelos sócios da empresa e por você após ter conferido toda a documentação recebida.

Esta deve vir completa, registrada contábilmente, acompanhada do Livro Razão, Diário e demais livros fiscais devidamente escriturados e registrados na Junta Comercial de seu Estado.

A responsabilidade pelos serviços contábeis referente ao período que antecedeu a data de seu Contrato é do antigo contador e dele deve ser exigida.

Caso nada tenha sido feito, reúna-se com o sócio responsável pela referida empresa e solicite que exija do contador que o antecedeu os serviços pelos quais cobrou e não realizou.

A despeito de desaconselhável, caso prefira, contrate os serviços contábeis para por em dia a contabilidade hoje irregular.

Se nisto precisar de ajuda, conte com o Fórum Contábeis.

...

SANDRO

Sandro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2010 | 05:51

Saulo Heusi,

realmente o contrato menciona essa situação, que deveria estar "redondo" e em dia o serviço, porem infelizmente nao ocorreu assim. Ao constatarem a falta da prestação do profissional em questao, a empresa "rompeu" o contrato, ficando "inviável" a solicitação quanto ao cumprimento desta clausula. Na entrega da documentação, foi informado pelo mesmo que até aquele momento, somente havia conseguido gerar e informar o Sintegra daquele ano (isto, feito naquela mesma semana).
A empresa foi aberta em jan2009 e apenas pagou o DAS durante o periodo de jan a set09.
Quanto ao serviço, coloquei "em dia" porem barrei nesta situação do extrato, pois somente falta estes, devido a dificuldade dos mesmos os deixei por ultimo.
Vc tem alguma orientação para faze-los?

Algumas das situações: transferencias para terceiros (PF); credito de cartoes; chqs compensados e depositados.... nada disso confere com as notas.


Desde ja agradeço.
SCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade